Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ERSE atualiza preço da tarifa de energia no mercado regulado de eletricidade a partir de 1 de outubro

15/09/2022

A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos atualiza o preço da tarifa de energia do mercado regulado de eletricidade em +5 euros por MWh, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2022.

Imagen

Esta atualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia. Para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, a atualização representa um aumento de aproximadamente 3%, na fatura média mensal de eletricidade.

A ERSE monitoriza, em base trimestral, a adequação da tarifa de Energia do mercado regulado, relativamente aos custos de aquisição considerados para o Comercializador de Último Recurso (CUR), segundo um mecanismo pré-estabelecido no Regulamento Tarifário. Como tal, face aos parâmetros regulatórios estabelecidos, verificando-se um desvio de ±10 EUR/MWh relativamente ao custo de aquisição inicialmente previsto, a tarifa de energia é atualizada em ±5 EUR/MWh.

“Para o ano de 2022, verificando-se um desvio superior ao limiar indicado, justifica-se a atualização da tarifa de energia em 5 EUR/MWh, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2022. O impacte estimado desta atualização no mercado regulado, para as tipologias mais representativas de clientes, é de, aproximadamente, +3% no total da fatura de eletricidade (incluindo taxas e impostos), em relação aos preços em vigor”, refere a ERSE.

Exemplo

Nota: valores para Portugal continental, incluem taxas e impostos (exceto taxa DGEG). Não inclui a redução de IVA prevista para outubro de 2022...

Nota: valores para Portugal continental, incluem taxas e impostos (exceto taxa DGEG). Não inclui a redução de IVA prevista para outubro de 2022.

Os preços da tarifa deenergia, para 2022, foram atualizados em abril de 2022 e revistos em julho de 2022, de acordo com as normas regulamentares pré-estabelecidas, resultando num aumento anualizado de +1,1% da tarifa transitória em Baixa Tensão Normal (BTN), entre 2022 e 2021. Com a atualização, aplicada a partir de 1 de outubro, a variação tarifária média anual em BTN, entre 2022 e 2021, passa a ser de +1,8% no mercado regulado do setor elétrico.

A aplicação das regras regulamentares pré-estabelecidas para a revisão da tarifa de energia produz efeitos a partir de 1 de outubro de 2022 e abrange os consumidores no mercado regulado (cerca de 6,5% do consumo total e de 927 mil clientes, em julho de 2022).

A ERSE aconselha os consumidores a estarem atentos a eventuais alterações nas condições de preço praticadas pelos comercializadores de mercado (consulte os alertas através do ERSExplica).

Em paralelo, os consumidores podem procurar potenciais poupanças na fatura de eletricidade, consultando o simulador de preços de energia da ERSE, que reúne a informação atualizada sobre as ofertas de eletricidade.

Veja ainda o vídeo sobre como usar o simulador de preços de energia da ERSE:

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nosVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial