A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos atualiza o preço da tarifa de energia do mercado regulado de eletricidade em +5 euros por MWh, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2022.
Esta atualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia. Para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, a atualização representa um aumento de aproximadamente 3%, na fatura média mensal de eletricidade.
A ERSE monitoriza, em base trimestral, a adequação da tarifa de Energia do mercado regulado, relativamente aos custos de aquisição considerados para o Comercializador de Último Recurso (CUR), segundo um mecanismo pré-estabelecido no Regulamento Tarifário. Como tal, face aos parâmetros regulatórios estabelecidos, verificando-se um desvio de ±10 EUR/MWh relativamente ao custo de aquisição inicialmente previsto, a tarifa de energia é atualizada em ±5 EUR/MWh.
“Para o ano de 2022, verificando-se um desvio superior ao limiar indicado, justifica-se a atualização da tarifa de energia em 5 EUR/MWh, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2022. O impacte estimado desta atualização no mercado regulado, para as tipologias mais representativas de clientes, é de, aproximadamente, +3% no total da fatura de eletricidade (incluindo taxas e impostos), em relação aos preços em vigor”, refere a ERSE.
Exemplo
Nota: valores para Portugal continental, incluem taxas e impostos (exceto taxa DGEG). Não inclui a redução de IVA prevista para outubro de 2022.
Os preços da tarifa deenergia, para 2022, foram atualizados em abril de 2022 e revistos em julho de 2022, de acordo com as normas regulamentares pré-estabelecidas, resultando num aumento anualizado de +1,1% da tarifa transitória em Baixa Tensão Normal (BTN), entre 2022 e 2021. Com a atualização, aplicada a partir de 1 de outubro, a variação tarifária média anual em BTN, entre 2022 e 2021, passa a ser de +1,8% no mercado regulado do setor elétrico.
A aplicação das regras regulamentares pré-estabelecidas para a revisão da tarifa de energia produz efeitos a partir de 1 de outubro de 2022 e abrange os consumidores no mercado regulado (cerca de 6,5% do consumo total e de 927 mil clientes, em julho de 2022).
A ERSE aconselha os consumidores a estarem atentos a eventuais alterações nas condições de preço praticadas pelos comercializadores de mercado (consulte os alertas através do ERSExplica).
Em paralelo, os consumidores podem procurar potenciais poupanças na fatura de eletricidade, consultando o simulador de preços de energia da ERSE, que reúne a informação atualizada sobre as ofertas de eletricidade.
Veja ainda o vídeo sobre como usar o simulador de preços de energia da ERSE:
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal