Informação profissional do setor das instalações em Portugal
23 de setembro, às 9h00, na Fundação Cupertino De Miranda, Porto

INEGI reúne Governo, banca, empresas e Europa para discutir o potencial do hidrogénio

22/09/2022
O secretário de estado do ambiente e da energia João Galamba, a Eurodeputada Maria da Graça Carvalho e o assessor financeiro de inovação do banco europeu de investimento François Gilles são algumas das personalidades presentes.
foto

“RePowerEU: Instrumento de Aceleração das Oportunidades do Hidrogénio?” é o mote do seminário promovido pelo INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, no próximo dia 23 de setembro, a partir das 9h00, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.

Numa altura em que o hidrogénio verde é apontado por vários especialistas como uma aposta acertada, o INEGI reúne decisores políticos nacionais e europeus, bem como representantes da banca e das empresas, para debater o potencial deste vetor na transição energética em curso.

“Enquanto Centro de Tecnologia e Inovação, e num momento de tantas incertezas no mercado energético, consideramos fundamental debater, com os diversos atores – agentes políticos, financiadores, investidores e operadores – as medidas a tomar para manter o rumo da transição energética.”, afirma Rui Sá, membro da Comissão Executiva do INEGI.

O programa abre com a visão política de João Galamba, secretário de Estado do Ambiente e da Energia, que abordará “O impacto do RePowerEU em Portugal”, seguido por Maria da Graça Carvalho, eurodeputada, cuja intervenção se intitula “RePowerEU e Hidrogénio: uma perspetiva europeia”.

O convidado estrangeiro François Gilles, assessor financeiro de inovação no Banco Europeu de Investimento (BEI), falará sobre “RePowerEU e financiamento de projetos de hidrogénio: uma perspetiva dos Serviços de Consultoria do BEI”.

Para apresentar a visão das empresas sobre a interação entre oferta e procura, haverá um debate em torno das questões “Vai o RePowerEU acelerar a concretização da Estratégia Nacional para o H2? E que desenhos de mercado?”, que contará com o contributo de Manuel Costeira da Rocha, da SmartEnergy, Rui Carvalho, da Voltalia, Pedro Carola, da REN, e José Nogueira, da Bondalti.

Atualmente, o plano estratégico assumido pela Comissão Europeia, denominado RePowerEU, passa pelo fim da dependência energética do gás natural da Rússia até 2030 e pela descarbonização da Europa, com recurso a energias e gases renováveis.

O evento será híbrido, disponibilizando a possibilidade de participação em regime presencial ou online, e de entrada livre, embora sujeita a inscrição.

Chillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Daikin: visite o nosso stand na concretaKeyter: HVAC&R SolutionsSegurex 11 - 13  cout 2022 Salão internacional de protecção, segurança e defesaPanasonic Portugal: um design sofisticado e eficiente, com nanoe X para um ar interior mais limpio'22 Portugal Renewable Energy Summit 16 - 17 nov. 2022m Culturgest LisboaCEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International Conference10ª Portugal Passivhaus conferência. Aveiro 2022. 25 e 26 outubroConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial