Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Artigo publicado no dossier Mobilidade Elétrica, edição n.º 312 da Revista O Instalador

Carros elétricos: a visão de um utilizador português

Tiago Leal09/11/2022

O que leva um português a comprar um carro elétrico? Que motivações teve? Como chegou ao momento da compra. Estas são apenas algumas questões colocadas a Tiago Leal, em jeito de desafio. Em 2019, decidiu adquirir um veículo elétrico. Três anos depois, quisemos saber que balanço traça dessa decisão, que entraves e desafios ainda há em Portugal nesta matéria (ao nível do consumidor) e de que forma isso mudou (e muito) a sua pegada ecológica. É tudo isto (e muito mais) que este utilizador partilha com os nossos leitores, neste dossier dedicado à mobilidade elétrica. E, de uma coisa não duvida: "os veículos elétricos não são o futuro, são o presente".

Tiago Leal adquiriu o seu Tesla em dezembro de 2019. Garante que a única coisa de que se arrepende é de não ter feito a compra mais cedo...
Tiago Leal adquiriu o seu Tesla em dezembro de 2019. Garante que a única coisa de que se arrepende é de não ter feito a compra mais cedo.

A compra de um carro tem normalmente uma carga emotiva enorme. O que me levou a optar por comprar um Tesla Model 3LR não foge a essa regra. Sem dúvida, tecnologicamente do mais evoluído que há, e com vantagens económicas e ambientais inegáveis. No mercado elétrico, a Tesla é a marca que se destaca, de longe, da concorrência, estando vários anos à frente por todo o investimento que já fez e continua a fazer, seja no desenvolvimento do veículo, do software, seja nas parcerias que faz no desenvolvimento das baterias e na gestão de consumos.

Posso assim afirmar que, desde dezembro de 2019 até hoje, quase três anos depois, a única coisa de que me arrependo com esta compra foi de não a ter feito mais cedo.

Economicamente, comprando por empresa não existe Tributação Autónoma e ainda há a possibilidade de dedução de IVA da compra. A juntar a isto, um veículo elétrico é praticamente isento de manutenção, aliás, nem existe plano de manutenção periódica planeada como nas outras marcas. A única manutenção que fiz até hoje foi a mudança do filtro do AC.

Do ponto de vista ambiental, podemos encarar em três vetores:

  • emissão zero de CO2 quando está em movimento;
  • possibilidade de ser carregado também com zero emissões de CO2 usando instalação de painéis solares;
  • e um terceiro ponto, a ausência de poluição sonora, tudo isto, com uma eficiência incomparável.

Mitos

Em Portugal tenho assistido a uma grande evolução na mobilidade elétrica, com um incremento apreciável de venda de veículos elétricos e expansão de rede de carregamentos. No entanto, o desconhecimento é ainda muito elevado sobre o assunto e muitas vezes motivado por mitos e em crenças que em nada têm aderência à realidade.
Os maiores mitos são, invariavelmente, o carregamento e a autonomia. A consciencialização que o paradigma mudou é urgente: do ponto de vista de carregamento o meu carro carrega durante a noite, enquanto durmo. Ou enquanto como. Ou se vou ao supermercado, ou seja, tempos de não utilização.
Tesla Model 3LR
Tesla Model 3LR.

Na rede Supercharger, da Tesla, as velocidades de carregamento e os pontos estratégicos onde estão colocados, permitem viagens sem qualquer preocupação, com a capacidade de o carro ir gerindo a energia para chegar e dando uma previsão de % de carga com uma fiabilidade perto de 100%

Na rede Supercharger, da Tesla, as velocidades de carregamento e os pontos estratégicos onde estão colocados, permitem viagens sem qualquer preocupação, com a capacidade de o carro ir gerindo a energia para chegar e dando uma previsão de % de carga com uma fiabilidade perto de 100%.

O segundo mito é o da autonomia. Vemos, com frequência, esse argumento. “Não tem autonomia para 1000km”. E depois? Isso não impede de fazer road trips pela Europa, nem de ir trabalhar todos os dias, ou passear ao fim-de-semana. Para a grande maioria das utilizações, quem vai fazer esses percursos diariamente e sem paragens? São argumentos de quem está num modelo antigo e se recusa a entender que se evoluiu.

No meu entender, em Portugal, é fundamental que entidades como o Estado e a Mobi.E se entendam na atual gestão de rede de carregamentos, pois só dificultam a transição: a manutenção de postos de carregamento, muitas vezes, deficiente, é um aspeto; o outro incide no atraso na expansão da rede de super carregadores da Tesla, que em nada contribui para um pleno funcionamento.

Felizmente, as vantagens são ainda maiores que estes contratempos, sendo a eficiência energética, as vantagens ambientais, o conforto, a segurança passiva e ativa e o baixo custo de manutenção e até mesmo de aquisição, quando comparado com um veiculo a combustão de categoria semelhante, os fatores que me levam a dizer: os veículos elétricos não são o futuro, são o presente.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial