Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O futuro (e presente) da Arrábida é elétrico

18/11/2022

A ENA - Agência da Energia e Ambiente da Arrábida tem vindo a realizar, nos últimos anos, um trabalho de reflexão e atuação em torno do modelo de mobilidade urbana e as suas repercussões ambientais nos municípios que compõem o seu território de intervenção: Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Imagen

Neste enquadramento, a participação da ENA no projeto europeu ‘EnerNetMob: Mediterranean Interregional Electromobility Networks for intermodal and interurban low carbon transport systems’, permitiu desenvolver um Plano de Mobilidade Elétrica para o Território Arrábida que propõe medidas específicas (postos de carregamento elétrico, mini-autocarros elétricos urbanos, sistema de bicicletas elétricas partilhadas, micro mobilidade elétrica, zonas de baixas emissões e políticas de estacionamento), identificando oportunidades de intervenção segundo as caraterísticas territoriais e os padrões de mobilidade e crescimento dos três municípios.

Este plano, fruto da colaboração da ENA e dos três municípios com a E-REDES e a MOBI-e e suportado tecnicamente pela CEETA, localizou e dimensionou as infraestruturas de carregamento, bem como a sua distribuição no território segundo cenários de 2, 5 e 10 anos, sugerindo instrumentos financeiros e de planeamento para implantação de infraestruturas de veículos elétricos, avaliando requisitos técnicos, de interoperabilidade e recursos de TIC aplicáveis à rede de postos de carregamento. Além disso, estabeleceram-se propostas de planos de estacionamento e serviços complementares de mobilidade sustentável para o território.

No âmbito do projeto EnerNETMob, a ENA e os restantes parceiros europeus concretizaram investimentos-piloto de mobilidade elétrica em pequena escala, com o intuito de criar uma rede de ligações interurbanas e intermodais que permitam deslocações de médio alcance em veículos elétricos, contribuindo para facilitar a aplicação da Diretiva 2014/94/UE relativa à implantação de infraestruturas de combustíveis alternativos.

Assim, a ENA desenvolveu uma ação-piloto que abordou um dos principais desafios da mobilidade elétrica: a logística da cidade, testando soluções elétricas de transporte urbano de mercadorias para cadeias logísticas urbanas, implementando um modelo de distribuição com menores impactos ambientais e económicos.

No âmbito deste piloto, a ENA testou nos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra a utilização de e-cargo bikes para o transporte de carga ligeira entre as instalações municipais localizadas no centro da cidade e arredores. Estes veículos foram também utilizados para as deslocações de técnicos municipais em serviço. Esta ação-piloto considerou, por outro lado, a utilização intensiva, pela Aicep Global Parques, de um veículo elétrico ligeiro de mercadorias dedicado ao transporte de última milha. Dadas as curtas distâncias a percorrer, a utilização de veículos elétricos para este tipo de transporte, dentro de grandes parques industriais, provou ser extremamente apropriada.
Finalmente, no âmbito deste projeto, a ENA instalou três estações de carregamento rápido nos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, permitindo uma melhor disponibilidade de carregamento para os utilizadores de veículos elétricos nos três municípios (em 2019, no Território Arrábida, havia um total de 19 estações de carregamento, todas Normal-Semi-Rápidas, com menos de 22 kW).

Ao longo de cinco meses, a ação-piloto da ENA permitiu promover o conceito de mobilidade elétrica no setor público regional, confirmando a adequação destes veículos para as tarefas propostas, resultando em vários benefícios:

  • Contribuição para reduzir o número de veículos nas cidades
  • Melhoria da agilidade nos serviços municipais prestados. No total, os 9 veículos elétricos fizeram 9.536 km em viagens urbanas
  • Redução das emissões de CO2 e dos impactos ambientais associados (1,63 toneladas de emissões de CO2 evitadas com a adoção de veículos elétricos durante o período de ensaio; 762,9 litros de gasóleo poupado; 122,9 g de emissão de pequenas partículas evitadas).
  • Melhoria da perceção da mobilidade elétrica.
Imagen

A experiência adquirida pela ENA durante o processo de implementação das estações de carregamento, nomeadamente as dificuldades enfrentadas, conduziu ao desenvolvimento de procedimentos de contratação pública considerados, hoje em dia, referência para novos concursos públicos a levar a cabo na contratualização de estações de carregamento nos municípios do território Arrábida.

A ENA continua a trabalhar conjuntamente com os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra promovendo uma mobilidade elétrica inclusiva, participativa e integradora no território, procurando dar resposta às necessidades dos cidadãos e municípios em termos de logística de proximidade, deslocações diárias, serviços, turismo, comércio e acesso a áreas protegidas como o Parque Natural da Arrábida e a Reserva Natural do Estuário do Sado, explorando as oportunidades oferecidas pelas infraestruturas existentes e a evolução da tecnologia e da utilização dos transportes, identificando oportunidades de ligação entre infraestruturas, modos de viagem suaves e transportes públicos.

Neste sentido, no passado mês de abril, a ENA organizou, em Setúbal, o Fórum da Mobilidade Elétrica, um encontro que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal e da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

Neste fórum foram analisados os desafios atuais e futuros da mobilidade elétrica (investimentos públicos, as alterações climáticas, a relevância no contexto atual de crise energética, a eletrificação do setor náutico, etc.) e apresentaram-se ideias e projetos desenvolvidos por empreendedores, academia, entidades públicas e privadas. Prevê-se a continuidade deste fórum de discussão com vista à progressiva eletrificação da mobilidade na região.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial