Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Artigo publicado na edição n.º 312 - Novembro da revista O Instalador

Fotovoltaico na ilha da Culatra

23/11/2022
Rolear contribui para projeto de sustentabilidade na Ilha da Culatra.
O projeto contemplou a instalação de 165 painéis, para produção de energia necessária na atividade da comunidade piscatória...

O projeto contemplou a instalação de 165 painéis, para produção de energia necessária na atividade da comunidade piscatória.

Situada em pleno Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Culatra tem cerca de 7 km de extensão e 750 habitantes permanentes, divididos por 3 núcleos populacionais: Farol (a oeste), Culatra (ao centro) e Hangares (entre ambos).
É no núcleo da Culatra que se encontra o maior aglomerado de pessoas e também consumo energético da ilha. Este consumo está associado às habitações permanentes das gentes da pesca, alguma restauração, serviços e atividades relacionadas com as artes de pesca e viveirismo.
A iniciativa ‘Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável’ pretende criar uma comunidade piloto em energias renováveis na ilha da Culatra, Ria Formosa, Algarve. O objetivo desta iniciativa é posicionar a região do Algarve como centro de excelência em investigação e formação em energias renováveis, com vista à descarbonização da economia através da criação de pontes efetivas entre a comunidade local, a investigação no sector renovável e as empresas da região.
Sendo o Algarve um local privilegiado para aproveitamento da energia solar, a Ilha da Culatra apostou nas energias renováveis e conta agora com maior independência energética.

O desafio

Um deles passa pela redução dos consumos de energia elétrica associados à conservação do pescado e apoios de pesca.

Com a inclusão de sistemas fotovoltaicos, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra pretende reduzir significativamente a sua fatura energética, de acordo com a política de sustentabilidade e eficiência energética que tem vindo a adotar.

A iniciativa ‘Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável’ pretende criar uma comunidade piloto em energias renováveis na ilha da Culatra...
A iniciativa ‘Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável’ pretende criar uma comunidade piloto em energias renováveis na ilha da Culatra, Ria Formosa, Algarve.

A instalação

O projeto contemplou a instalação de 165 painéis para produção de energia necessária na atividade da comunidade piscatória, nomeadamente na unidade de refrigeração, apoios de pesca e carregamento dos barcos solares de apoio à atividade de viveirismo.

A Rolear Mais forneceu todos os equipamentos, bem como o apoio técnico ao empreiteiro durante as várias fases da obra. De forma a garantir o máximo rendimento e durabilidade da instalação, foram selecionados equipamentos de marcas de referência, nomeadamente módulos fotovoltaicos Sharp e Inversores SMA.

Um dos sistemas inclui uma solução de acumulação e baseia-se na aplicação de equipamentos Sunny Island da Marca SMA conectados a três bancos LVL da ByD. A energia excedente produzida durante as horas de maior radiação solar é armazenada por forma a ser utilizada durante o período noturno.

Dados da instalação

Ilha da Culatra - Arca Frigorífica

Tipo: UPAC – Unidade de Produção em Regime de Autoconsumo

Potência instalada: 40,7 kWp + 45 kWh (baterias)

Módulos Fotovoltaicos: 110 unidades, marca SHARP, modelo NU-JC370 monocristalinos

Inversores: 2 Inversores SMA (modelos STP 20000 TL-30)

Sistema de Monitorização: SHM2.0 (portal SMA)

Estruturas: Estruturas Sunfer

Instalação: Instalação no telhado

O outro projeto é meramente para utilização diurna.

Dados da instalação

Ilha da Culatra - Apoios de Pesca

Tipo: UPAC – Unidade de Produção em Regime de Autoconsumo

Potência instalada: 20,35 kWp

Módulos Fotovoltaicos: 55 unidades, marca SHARP, modelo NU-JC370 W monocristalinos

Inversores: 1 Inversor SMA (modelos STP 20000 TL-30)

Sistema de Monitorização: SHM2.0 (portal SMA)

Estruturas: Estruturas Sunfer

Instalação: Instalação no telhado

Estas duas unidades de geração terão capacidade de produção anual estimada de 109,2MWh de energia e garantem a autossuficiência das infraestruturas piscatórias.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial