Artigo publicado no dossier REEE na edição 313 - dezembro da revista O Instalador
A E-Cycle, no âmbito do Plano de Prevenção, realizou um inquérito aos produtores de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, com o objetivo de avaliar as medidas de sustentabilidade e economia circular que estão a ser aplicadas em toda a cadeia de valor a nível nacional, tendo-se constatado que esta realidade ainda não alcançou o nível expectado.
De um modo geral, de acordo com a amostra de empresas inquiridas, 93% valoriza o tema da Economia Circular. Contudo, apesar desta preocupação, ainda se verifica que muitas empresas não implementam medidas de Economia Circular.
Os produtores afirmaram que das medidas já adotadas, se destaca a valorização de resíduos e/ou minimização de resíduos provenientes dos seus processos produtivos (cerca de 60% dos participantes). Neste caso, alguns dos inquiridos incorporam materiais reciclados de outras indústrias, bem como material interno da empresa.
Outra medida implementada por 60% das empresas participantes no inquérito é a adoção de processos mais eficientes na utilização de água e energia durante o seu processo produtivo, como por exemplo, aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis e utilização de maquinarias mais eficientes e temporizadas.
Apesar do evidente crescimento daquilo que é a consciência da necessidade de atualização e evolução dos processos de fabrico, conclui-se que o caminho a percorrer pela indústria ainda é longo. As melhorias no processo produtivo são visíveis, com menos custos ambientais. Contudo, é ainda necessário alcançar processos que visem a longevidade dos equipamentos e ao mesmo tempo facilitem os processos de reparação e reciclagem.
A E-Cycle, como Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, apoia os seus produtores, nomeadamente através de ações de sensibilização para a correta gestão dos equipamentos, incluindo quando estes chegam ao seu fim de vida útil. No âmbito da investigação & desenvolvimento, procura também soluções e tecnologias minimizadoras do impacte ambiental dos processos produtivos e dos próprios produtos com o objetivo de alcançar uma Economia mais Circular e Sustentável.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal