Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Água: um elemento essencial para os objetivos de descarbonização

Patrícia Malta Dias | Gestora AQUA+, ADENE07/12/2022
Decorreu em novembro de 2022, a COP 27 com o objetivo claro de implementar o Acordo de Paris. O foco é na descarbonização da economia. Mas isso só será possível se também olharmos para o consumo de água.
Imagen

Não é só ao aquecermos água que gastamos energia. Usamos energia para captar, tratar e transportar a água até ao local de consumo e depois no seu tratamento e descarga no meio. Nas cidades, o ciclo urbano da água é responsável por 6 a 18% da procura energética. Por cada m3 de água consumida necessitamos de 10 kWh de energia.

Numa época em que praticamente toda a população é abastecida com água potável, continua-se a desperdiçar nos edifícios 30 a 50% da água fornecida, devido a projetos e equipamentos ineficientes. Por outro lado, é fornecida 100% de água com qualidade para beber, apesar de apenas 10% dos usos requererem esta qualidade.
O agravamento do cenário de escassez hídrica no nosso País obriga-nos a olhar a eficiência hídrica e a reutilização de água nos edifícios como medidas fundamentais para atenuar esta situação com tendência crescente.

É neste contexto que surge o AQUA+® ‘Água na medida certa’ (www.aquamais.pt), lançado pela ADENE – Agência para a Energia, um sistema simples, ágil e voluntário que classifica o uso eficiente da água nos edifícios e que pretende ajudar os consumidores e os gestores hoteleiros portugueses a tirar partido do potencial de eficiência hídrica das suas casas e dos seus empreendimentos turísticos, sem desperdícios e aproveitando água de origens ‘renováveis’, como águas pluviais e águas cinzentas, para usos não potáveis.

Além da Classe Hídrica, o AQUA+ fornece informação relativa ao desempenho do edifício, identificando as medidas de melhoria a implementar para reduzir o consumo de água e o consumo de energia associado, dando indicação do potencial de poupança de água e de água + energia (nexus água-energia).

No setor do Turismo, o potencial de poupança identificado pelo AQUA+® no universo de empreendimentos turísticos em Portugal é de 4 mil milhões de litros de água por ano (equivalente a 1500 piscinas olímpicas), o que corresponde a uma poupança de 20 GWh por ano (equivalente ao consumo de 5 mil famílias portuguesas), e a 3 mil toneladas de emissões de CO2 diretas evitadas. Se a estes valores adicionarmos ainda a energia consumida pelas entidades gestoras, a redução das emissões de CO2 será na ordem das 8,2 mil toneladas.

Desta forma, o AQUA+® permite-nos atuar sobre o uso da água, no alcance dos objetivos de descarbonização e contribuindo também para uma maior resiliência climática. Foi este contributo que levou o AQUA+® a ser recentemente distinguido pelo Financial Times e pela International Finance Corporation (membro do World Bank Group) como finalista dos Transformational Business Awards 2022, na categoria ‘Transformational Solutions – New Frontiers’, enquanto solução inovadora e de longo prazo para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

Um reconhecimento externo de uma iniciativa nacional pioneira que urge agora aplicar, de forma massiva, aos edifícios em Portugal. O AQUA+ está já disponível para o setor residencial e do turismo. Em 2023 será expandido para o setor do Comércio & Serviços.

Quer atuar no mercado enquanto profissional AQUA+? Mantenha-se atento às novas datas de formação: https://academia.adene.pt/academia-adene/portefolio-formacao/eficiencia-hidrica/

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial