Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Não há transição energética sem renovação de edifícios

Surplex15/12/2022
De um ponto de vista ecológico, faz sentido renovar casas em vez de as demolir e construir novas casas. Muitas medidas de construção para aumentar a eficiência energética são financiadas e estão tecnicamente maduras. No entanto, o comércio de materiais de construção carece de trabalhadores qualificados, materiais e máquinas. Estas últimas podem ser adquiridas no mercado de máquinas em segunda mão.
O potencial energético dos edifícios existentes é grande porque a maioria é antiga e tem as piores classes de eficiência energética...

O potencial energético dos edifícios existentes é grande porque a maioria é antiga e tem as piores classes de eficiência energética. © Ivan Smuk/Shutterstock.

Há falta de habitação em quase toda a União Europeia (UE). Falta habitação acessível principalmente nas cidades. A UE fornece apoio financeiro especialmente para a construção de habitações sociais, residências para estudantes e lares. Mas a construção nova, por si só, não pode resolver o problema, se para além da falta de habitações for levada em conta a ameaça das alterações climáticas. Uma parte da solução: a recuperação dos edifícios existentes.

Novos edifícios vs. renovações: o que é mais ecológico?

A energia cinzenta faz a diferença. Esta é a energia que entra na construção de um edifício, ou seja, da própria construção, da produção de todos os materiais e do seu transporte para serem eliminados quando um edifício é demolido. Consequentemente, muita energia cinzenta tem de ser utilizada para um novo edifício. Metade de todos os recursos consumidos são utilizados pela indústria da construção. E 60 % dos resíduos são gerados na indústria – isto corresponde a 2,5 toneladas de resíduos de construção por pessoa por ano.

As renovações continuam a funcionar com a energia cinzenta do edifício existente, porque os recursos para a demolição, eliminação e novas construções são economizados. Assim, do ponto de vista ecológico, faria sentido apostar na renovação do parque imobiliário existente. Mas apenas 1 % de todos os edifícios na UE são renovados, todos os anos, de acordo com a eficiência energética. Isso é muito pouco se a tão proclamada neutralidade climática vier realmente a prevalecer na Europa até 2050.

Enorme potencial nos edifícios existentes

Cerca de 2/3 dos edifícios na Europa não são eficientes do ponto de vista energético. Porquê? Na Alemanha, por exemplo, cerca de 40 % do atual parque imobiliário foi construído antes de 1979. Naquela época não havia qualquer regulamentação climática. E os custos de aquecimento eram tão baixos que os custos adicionais das medidas de eficiência energética não foram tidos em conta durante a construção. Estima-se que 65 % das fachadas de casas alemãs não estão isoladas e 70 % dos sistema de instalação não corresponde ao estado da arte. A maioria (90 %) de todas as casas atuais com menor eficiência energética, ainda existirão em 2050. Portanto: um enorme potencial – quer para o ambiente como para o comércio de materiais de construção civil.

As medidas de renovação mais comuns

Há várias formas de aumentar a eficiência energética de um edifício existente. Qual delas vale a pena depende do edifício individual. Quase sempre faz sentido otimizar o isolamento da envolvente do edifício. O calor é perdido através de janelas e portas ineficientes, bem como através de paredes exteriores, tetos e telhados insuficientemente isolados. A instalação de um sistema de ventilação com recuperação de calor reduz adicionalmente as perdas. A verificação da impermeabilidade da envolvente do edifício é outra medida.

Outro aspecto importante da renovação é a substituição de sistemas de aquecimento e arrefecimento desatualizados. Existem vários sistemas: o petróleo e o gás ainda são frequentemente utilizados como combustíveis clássicos, mas com caldeiras mais eficientes. Pellets, por exemplo, de madeira, são comuns como combustíveis regenerativos. Por vezes também vale a pena instalar uma bomba de calor. Existem também versões híbridas em que diferentes fontes de energia são utilizadas em combinação.

Entretanto, tornou-se prática comum instalar o seu próprio sistema de geração de energia. Um sistema fotovoltaico gera eletricidade, e um sistema solar térmico pode fazer parte do sistema de aquecimento de água.

Faltam trabalhadores qualificados que possam realizar o trabalho e falta de materiais. Foto: Canetti/Shutterstock
Faltam trabalhadores qualificados que possam realizar o trabalho e falta de materiais. Foto: Canetti/Shutterstock.

Porque é que a onda de renovação falhou até agora?

Faltam trabalhadores qualificados que possam realizar o trabalho e falta de materiais. Devido à interrupção das cadeias de abastecimento, existe uma escassez de materiais em quase todas as áreas. E a inflação provocou uma subida acentuada dos preços dos produtos. A fim de poder manter os investimentos baixos, vale a pena as empresas de comércio da materiais de construção olharem para o mercado das máquinas em segunda mão. Quase tudo o que as empresas de construção precisam pode ser ali encontrado a partir de liquidações ou reestruturações de empresas.

Uma das principais plataformas europeias para máquinas e equipamento em segunda mão é a Surplex.com, onde máquinas modernas e bem conservadas de uma vasta gama de indústrias, tais como metal, madeira ou construção podem ser licitadas a um preço acessível. Aí, o serralheiro encontrará máquinas adequadas para o trabalho de metais e o carpinteiro encontrará equipamento para o trabalho da madeira. Para as necessidades do estaleiro de construção, há equipamento e ferramentas de construção – desde cortadores de juntas até plataformas de trabalho e andaimes. Além do equipamento de oficina para a construção de janelas e portas, estão também disponíveis pequenos aparelhos para técnicos de ar condicionado, engenheiros de aquecimento, eletricistas e outros artesãos. Por último, mas não menos importante: os sistemas fotovoltaicos para fornecimento de energia estão regularmente disponíveis na Surplex.

O mercado de máquinas em segunda mão é assim semelhante ao da renovação: preservando o antigo e concebendo o novo a caminho de uma UE climaticamente neutra.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial