Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Compactos e flexíveis: eixos lineares com acionamento por correia dentada da norelem

26/12/2022

Dimensões mínimas, elevada resistência, baixo peso. Neste artigo, Marcus Schneck, CEO da norelem, explica como os eixos lineares com acionamento por correia dentada garantem a facilidade e a precisão do movimento automatizado para uma enorme variedade de necessidades nos campos da engenharia e da produção.

Os eixos lineares com acionamento por correia dentada e guia de trilho perfilado podem ser usados para um vasto leque de aplicações - a imagem...
Os eixos lineares com acionamento por correia dentada e guia de trilho perfilado podem ser usados para um vasto leque de aplicações - a imagem apresenta uma fresadora de pórtico.

Os eixos lineares precisos da norelem representam uma solução normalizada com disponibilidade imediata para automatizar movimentos lineares com facilidade. Estes componentes são adequados para utilização em linhas de produção, montagem, embalamento, logística e armazenamento ou em máquinas industriais especiais. O acionamento por correia dentada garante uma transmissão de carga suave e síncrona, mesmo de cargas pesadas e constantes.

Os eixos lineares precisos da norelem são adequados para utilização em sistema de embalamento, entre outras aplicações
Os eixos lineares precisos da norelem são adequados para utilização em sistema de embalamento, entre outras aplicações.

Os eixos lineares, por vezes também denominados unidades lineares, com acionamento por correia dentada e guia de trilho perfilado oferecem aos clientes diversas vantagens: são compactos e leves mas, ao mesmo tempo, convencem com a sua elevada rigidez. O acionamento por correia dentada garante um funcionamento suave e síncrono. “Os acionamentos por correia dentada são usados em unidades de posicionamento, entre outras aplicações, devido ao facto de funcionarem de forma reproduzível graças ao acoplamento positivo”, explica Marcus Schneck, CEO da norelem. “Além disso, estes componentes podem ser concebidos de modo a não apresentarem qualquer folga. Neste caso, o acionamento por correia dentada é usado como um eixo”.

Graças aos rolamentos vedados, isto significa que os eixos lineares da norelem necessitam de pouca manutenção. As próprias correias são facilmente acessíveis, para que os utilizadores possam ajustar facilmente a respetiva tensão ou substituí-las, se necessário. Os eixos lineares apresentam cursos normalizados com comprimentos de até 1960 mm, estando também estão disponíveis mediante pedido comprimentos especiais de até 4000 mm.

Os perfis de alumínio permitem a ligação simples dos eixos lineares
Os perfis de alumínio permitem a ligação simples dos eixos lineares.

Construção de eixos lineares

A estrutura de base é composta por um perfil autoportante em alumínio extrudido com guia de trilho perfilado integrada. Trata-se de um perfil normalizado da Série I com as dimensões 60 x 60 mm ou 80 x 80 mm. O sistema de guia consegue absorver as forças mais elevadas de todas as direções, apresenta um grau de desgaste reduzido e garante um funcionamento perfeito durante a movimentação de cargas grandes. O perfil de alumínio apresenta ranhuras nas superfícies exteriores para uma instalação simples e segura e para a fixação de acessórios. A largura das ranhuras é de 6 ou 8 mm. Graças ao design simétrico, os eixos lineares permitem a instalação de motores e engrenagens nos quatro lados das carcaças dos rolamentos. A guia de deslizamento das guias lineares possui quatro orifícios roscados para instalação de elementos adicionais. Orifícios de centragem adicionais permitem uma instalação precisa.

Os eixos lineares com acionamento por correia dentada e guia de trilho perfilado são compactos e leves mas, ao mesmo tempo...
Os eixos lineares com acionamento por correia dentada e guia de trilho perfilado são compactos e leves mas, ao mesmo tempo, convencem com a sua elevada rigidez.

As correias dentadas reforçadas com elementos tensionadores de aço permitem uma elevada transmissão de potência e, ao mesmo tempo, um posicionamento altamente preciso. A correia dentada assenta em ranhuras-guia localizadas na parte superior do perfil de alumínio, protegendo assim todos os componentes do perfil contra a sujidade.

Correias dentadas e respetivas polias

“Em combinação com as respetivas polias, as correias dentadas da norelem são usadas em todo o tipo de aplicações em engenharia mecânica, na indústria da automação e no comércio em geral”, explica Marcus Schneck. “Estes componentes demonstram as suas vantagens precisamente em aplicações em que são necessárias forças e acelerações elevadas, posicionamentos exatos e consistência em termos de sincronização.” A fiabilidade, os baixos requisitos de manutenção, o funcionamento suave e a elevada eficiência energética destes acionamentos por correia dentada fazem com que sejam o tipo de acionamento preferido. A norelem dispõe de um vasto leque de tamanhos normalizados para entrega imediata, bem como de correias dentadas vendidas a metro.

Em combinação com as respetivas polias, as correias dentadas da norelem são usadas em todo o tipo de aplicações em engenharia mecânica...
Em combinação com as respetivas polias, as correias dentadas da norelem são usadas em todo o tipo de aplicações em engenharia mecânica, na indústria da automação e no comércio em geral.

Em combinação com as respetivas polias, as correias dentadas formam uma unidade compacta com elevada densidade de potência e excelente eficiência. Estes componentes necessitam de pouca manutenção, emitem pouco ruído, são resistentes a inúmeras influências ambientais e, se forem corretamente dimensionados, extremamente duradouros. “As correias dentadas sem-fim são habitualmente usadas em soluções de acionamento”, esclarece Marcus Schneck. “Garantem um perfil de alto desempenho consistente, bem como estabilidade em termos de comprimento.”

Também disponíveis a metro

Os produtos vendidos a metro, também disponíveis na norelem, são maioritariamente usados para converter o movimento rotativo da polia para correia dentada num movimento linear: neste caso, as extremidades abertas são fixadas às guias de deslizamento através de placas de fixação. Se os produtos vendidos a metro forem unidos para formar uma correia sem-fim, os valores de resistência são reduzidos em cerca de 50% devido ao facto de os elementos tensionadores estarem separados nos pontos de união. Por este motivo, não são adequados para aplicações que exijam precisão e a transmissão de forças não só elevas, como uniformes. Os produtos vendidos a metro estão disponíveis em rolos de comprimento normalizado de 100 metros e podem ser fornecidos com o comprimento pretendido. O intervalo de temperatura operacional das correias é de -30 °C a +100 °C. As correias apresentam uma resistência química muito boa, nomeadamente a lubrificantes e óleos.

A norelem não só dispõe de um vasto inventário de correias dentadas em tamanhos normalizados para entrega imediata...
A norelem não só dispõe de um vasto inventário de correias dentadas em tamanhos normalizados para entrega imediata, como também oferece produtos vendidos a metro.

Diferentes materiais e perfis

A norelem comercializa correias dentadas em diferentes materiais e perfis. Os perfis T e AT são feitos de poliuretano (PU) com um elemento tensionador em aço. No perfil HTD, os dentes e a parte posterior da correia são feitos de borracha de cloroprene (CR) e os cabos tensionadores da correia dentada de corda de vidro. O tecido de cobertura dos dentes é feito de poliamida.

As polias dentadas são feitas de alumínio ou aço de elevada qualidade, dependendo do design, com as tolerâncias mais baixas. As polias são centradas ou pré-perfuradas. É possível acrescentar orifícios de ajuste e ranhuras posteriormente, se necessário. Adicionalmente, a norelem oferece eixos dentados com os quais podem ser fabricadas polias dentadas e placas de fixação para prender as correias dentadas abertas.

Os kits de montagem de motores constituem uma solução simples e económica para a ligação de motores elétricos
Os kits de montagem de motores constituem uma solução simples e económica para a ligação de motores elétricos.

Uma vasta gama de acessórios para eixos lineares

A norelem oferece inúmeras opções de acessórios para os eixos lineares com acionamento por correia dentada. As mesas com ranhuras, por exemplo, graças às suas ranhuras no perfil, possibilitam um número infinito de opções de montagem no carro de rolos. Além disso, a norelem também possui kits de montagem de motores, que constituem uma solução simples e económica para a ligação de motores elétricos. As tampas de proteção protegem eficazmente as extremidades abertas do eixo contra poeiras, enquanto os perfis de alumínio permitem ligar facilmente eixos lineares. Os kits de sincronização permitem sincronizar dois eixos lineares montados em paralelo. Por fim, mas não menos importante, a norelem possui para entrega imediata sensores de proximidade indutivos que podem ser montados e aparafusados a partir de cima.

A norelem oferece inúmeras opções de acessórios para os eixos lineares com acionamento por correia dentada
A norelem oferece inúmeras opções de acessórios para os eixos lineares com acionamento por correia dentada.

Evidentemente, a norelem também oferece eixos lineares com acionamento elétrico ou pneumático. Estes convencem com vantagens específicas dependendo da aplicação. Qualquer pessoa que tenha dúvidas pode solicitar aconselhamento especializado à norelem. Na base de dados de conhecimentos exclusiva e de acesso gratuito da norelem Academy, os engenheiros podem informar-se sobre as vantagens das soluções individuais a descrição de produto “eixos lineares com acionamento por correia dentada”, bem como obter conhecimentos gerais.

No caso de correias dentadas vendidas a metro, as extremidades abertas são fixadas aos carro de rolos através de placas de fixação...
No caso de correias dentadas vendidas a metro, as extremidades abertas são fixadas aos carro de rolos através de placas de fixação.
A norelem também oferece eixos dentados com os quais podem ser fabricadas polias dentadas e placas de fixação para prender as correias dentadas...
A norelem também oferece eixos dentados com os quais podem ser fabricadas polias dentadas e placas de fixação para prender as correias dentadas abertas.
Em combinação com as respetivas polias, as correias dentadas formam uma unidade compacta com elevada densidade de potência e incrível eficiência...
Em combinação com as respetivas polias, as correias dentadas formam uma unidade compacta com elevada densidade de potência e incrível eficiência.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial