Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Em 2022 a Coopérnico chegou a mais de 2 mil famílias com energia 100% verde

28/12/2022
A Coopérnico, Cooperativa portuguesa de energias renováveis, contribuiu para a transição energética em 2022, apostando em vários projetos e iniciativas de sustentabilidade ambiental e social. Em 2022, os 33 projetos de produção renovável da Coopérnico permitiram produzir 2,93GWh de energia, que equivale ao consumo de cerca de 2150 famílias.
A Coopérnico lançou em 2022 um serviço de compra de excedentes de produção de instalações solares destinadas ao autoconsumo. Foto: Coopérnico...
A Coopérnico lançou em 2022 um serviço de compra de excedentes de produção de instalações solares destinadas ao autoconsumo. Foto: Coopérnico.

Para ajudar os membros da cooperativa a compensar os custos com eletricidade e potenciar a poupança através do autoconsumo, a Coopérnico lançou em 2022 um serviço de compra de excedentes de produção de instalações solares destinadas ao autoconsumo. Para gerar a eletricidade para autoconsumo, é necessário ter uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC). A UPAC é uma instalação de produção de energia elétrica através da energia renovável cujo principal benefício é a redução da dependência da rede elétrica e da pegada de carbono. No entanto, nem sempre é possível garantir o consumo de toda a produção, e existem excedentes que são injetados na rede. Com um contrato de excedentes na Coopérnico, os membros da cooperativa irão passar a ser remunerados pela energia produzida que não conseguirem consumir.

Foi ainda em 2022 que nasceu a primeira Comunidade de Energia Renovável numa freguesia. Em conjunto com a Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, a Coopérnico criou a primeira comunidade de energia local, para promover e implementar a utilização de energia renovável no território e servir de exemplo a outras autarquias e freguesias. Com um investimento inicial, previsto para 2023, de 32 mil euros, a Comunidade de Energia Renovável (CER) de Vila Boa do Bispo conseguirá poupar na fatura de eletricidade cerca de 5.500 euros.

Com o projeto europeu Powerpoor, a Coopérnico desenvolveu programas e modelos de apoio a cidadãos em pobreza energética e promoveu a literacia sobre o uso de comunidades de energia na mitigação da pobreza energética, recorrendo a modelos de financiamento alternativos (por exemplo, crowdfunding, crowdlending, entre outros).

Em março de 2022, a Coopérnico abriu ainda um Gabinete Local de Apoio Energético para fazer face às necessidades da população em pobreza energética, contribuindo para aumentar a literacia energética dos cidadãos.

Com esse apoio foi possível dar aos cidadãos as ferramentas necessárias para melhorar o conforto térmico das suas casas ao perceberem, por exemplo, a informação contida nas faturas de energia, o certificado energético, ou ainda ao fazerem simulações dos preços da energia e alterar comportamentos no consumo de energia.

“Não é por acaso que conseguimos superar a meta dos 2500 membros em 2022. Foi através de vários projetos e iniciativas que a Coopérnico comprovou mais uma vez que se compromete a seguir a sua missão inicial. Desde projetos com valor social, ao desenvolvimento local, até à transparência e integridade. Todos os caminhos vão dar a uma visão de um modelo energético renovável, justo e responsável que contribui para um futuro social, ambiental e energeticamente sustentável”, diz Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da Coopérnico.

Com o fim de mais um ano, a Coopérnico conseguiu manter a comercialização de eletricidade em conjunto com os seus cooperantes, que constroem o sucesso da cooperativa com base numa relação de proximidade.

Para 2023, a Coopérnico tem como missão continuar a envolver os cidadãos, empresas e diferentes entidades na criação de um novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente.

“No próximo ano, ambicionamos juntar mais pessoas com o compromisso da transição energética, com novos projetos de produção de energia renovável e continuando com tarifários justos e transparentes para juntos construirmos um modelo energético mais justo, democrático e renovável”, refere Nuno Brito Jorge, fundador e presidente da Coopérnico.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial