Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A construir para o futuro

IDEAS: o sistema inovador e eficiente de energia renovável

IDEAS17/01/2023
Os edifícios desempenham um papel significativo no balanço energético global. Na União Europeia representam cerca de 40% do uso total de energia.
A intensidade energética do setor global dos edifícios diminuiu 1,3% por ano entre 2010 e 2014, graças à adoção e aplicação da certificação energética de edifícios e de requisitos de eficiência. No entanto, os progressos não foram suficientemente rápidos para compensar o aumento da procura de energia. A aplicação da proposta de sistemas de energia renovável integrada nos edifícios é importante para uma maior integração e implementação de energias renováveis, e para alcançar os objetivos da UE de reduzir em 40% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

O que é o IDEAS?

Os sistemas de energias renováveis exigem frequentemente mais espaço do que é praticável em ambiente urbano. O espaço nos telhados dos blocos de apartamentos e escritórios é restrito, além de estarem rodeados de outros edifícios. Tal significa que os requisitos de espaço das soluções tradicionais de tecnologias solares e geotérmicas não conseguem satisfazer as necessidades energéticas atuais dos edifícios.

O projeto IDEAS reúne, num só conceito, uma série de melhorias de eficiência e escala para o solar fotovoltaico, sistemas térmico e geotérmico, que permitem obter mais eficiência energética usando uma área menor. Assim, os edifícios em ambientes urbanos poderão suprir as suas necessidades energéticas através de fontes sustentáveis.

O conceito inclui sete componentes chave: camada luminescente downshifting (LDS); concentradores parabólicos compostos (CPC); materiais de mudança de fase (PCM); permutadores planos para fontes de calor geotérmicas (GSHX); bomba de calor ar-água (AWHP); chão radiante e software para edifícios inteligentes.

O diagrama abaixo mostra como os componentes do IDEAS se conjugam:
Imagen

O conceito IDEAS foi instalado e testado com sucesso no Centro Comunitário da cidade de Mayo, na Irlanda, demonstrando a viabilidade e utilidade do conceito, a par do envolvimento das comunidades. Pode consultar os detalhes desta instalação na página oficial do projeto em https://www.horizon2020ideas.eu/.

Imagen
Na Universidade de Ferrara, em Itália, todos os elementos-chave estão instalados, totalmente operacionais e trabalham em conjunto de forma perfeita para proporcionar um ambiente sustentável, totalmente automatizado e climaticamente funcional. A conjugação dos vários elementos pode ser verificada na página oficial do projeto.
Imagen

O projeto está em fase de conclusão. Procura agora investidores levar esta solução aos diversos edifícios (sejam eles habitacionais - como moradias, industriais ou escolares). Pode obter mais informações sobre este tema, dirigindo-se ao líder do projeto através do e-mail: info@horizon2020ideas.eu.

Todas as informações sobre o teor do projeto, os estudos publicados, os testes realizados, conclusões estão disponíveis na página oficial do projeto.

Parceiros do consórcio IDEAS:

Imagen
Projeto de investigação liderado pelo Trinity College Dublin. É financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da UE, ao abrigo do contrato nº 815271. O consórcio é representado em Portugal pela APESF e pelo LNEG.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial