Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

2022 foi o melhor de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal

05/01/2023

Os recordes nos consumos e carregamentos registados na rede Mobi.E durante 2022 permitiram poupar a emissão de 28.830 toneladas de CO2, representando um crescimento de 113% face ao ano anterior.

Imagen
Um novo ano terminou e, mais uma vez, a rede Mobi.E supera todos os registos anteriores. O ano de 2022 foi o melhor de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal, tendo a rede Mobi.E mantido uma tendência crescente durante todo ano, que culminou em dezembro, quando, pela primeira vez, foram superados os 250.000 carregamentos mensais.

Em termos acumulados, registaram-se mais de 2 milhões e 490 mil carregamentos na rede Mobi.E, o que representou um aumento de 80% em comparação com o ano anterior. Os consumos de energia face ao período homólogo aumentaram 110%, fixando-se em cerca de 36.650 MWh. O número de utilizadores também subiu significativamente, 77% em relação a 2021, com mais de 105 mil condutores a usarem pelo menos uma vez um dos postos da rede.

Estes números demonstram a capacidade da rede Mobi.E em responder a aumentos significativos da procura, fator que permite conferir uma maior confiança ao número crescente de portugueses que têm vindo a aderir à mobilidade elétrica.

Recorde-se que o ano de 2022 ficou também marcado pelo alargamento da rede de acesso público aos 308 municípios. O ritmo de crescimento da infraestrutura de carregamento superou em 45% o recorde do ano anterior, crescendo de uma média de 20 para 29 postos de carregamento instalados por semana. A 31 de dezembro, existiam mais de 3.100 postos de acesso público, o que significa um aumento de cerca de 50% face a 2021, correspondendo a mais de 5.600 pontos de carregamento.

Em termos de potência, houve também uma subida superior a 70%, quando comparamos com o ano de 2021, rondando atualmente os 166 mil kW. Neste início de ano, um terço da rede Mobi.E é constituída por postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, com potências superiores a 22 kW.

Durante o ano de 2022, registou-se ainda uma forte adesão à rede Mobi.E de postos de carregamento em espaços de acesso privado, que aumentaram mais de 3,5 vezes ao longo do ano, bem demonstrativo das virtualidades da figura Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) prevista no modelo Mobi.E e que só agora começa a despertar o interesse quer de consumidores, quer de Operadores de Pontos de Carregamento.

Todos estes dados encontram-se disponíveis no site da MOBI.E, no portal MOBI.Data.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial