Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APREN oficializa participação na criação de Centro de Formação para a Transição Energética

20/01/2023
Iniciativa insere-se na aposta da APREN em contribuir para uma transição energética justa e eficaz, apostando na formação e requalificação de profissionais para novos desafios, e contou com a participação da Secretária de Estado da Energia e Clima e do Secretário de Estado do Trabalho.
Imagen

A APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis vai participar na criação e operação do Centro de Formação para a Transição Energética. A iniciativa, lançada pelo Governo, visa impulsionar a formação profissional na área da energia e conta com o a liderança do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) e o envolvimento da ADENE (Agência para a Energia).

As três entidades já tinham assinado um memorando de entendimento em 2022, mas o protocolo para a criação do centro foi formalmente assinado esta sexta-feira, 20 de janeiro, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), localidade onde será instalada a sede do centro de formação.

A cerimónia contou com a participação da Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, e do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, bem como dos representantes das entidades envolvidas, nomeadamente: Pedro Amaral Jorge (APREN), Nelson Lage (ADENE), Domingos Lopes e Arnaldo Frade (IEFP).

“As energias renováveis trazem muitas oportunidades de investimento e de criação de emprego, associadas ao cumprimento das metas em matéria de transição energética e de ação climática, mas exigem, ao mesmo tempo, a capacitação técnica, profissional e tecnológica das pessoas que trabalham nestes domínios”, enfatiza o Presidente da Direção da APREN, Pedro Amaral Jorge.

“É por isso com muito entusiasmo que nos envolvemos neste projeto atendendo a que a promoção de profissionais qualificados para o setor também é um objetivo da APREN. Defendemos uma transição energética justa que não deixe ninguém para trás”, remata o responsável.

Nos últimos anos, demonstrou-se que a adoção de políticas ambiciosas associadas à transição energética e à descarbonização estão diretamente relacionadas com o crescimento económico e a criação de emprego. Nesse sentido, este centro, que terá, justamente, o nome de CTE – Centro de Formação para a Transição Energética, pretende contribuir para uma transformação que aporte muito valor acrescentado ao país, gerando uma potencial valorização salarial.

De facto, são vários os planos e roteiros que referem a importância da criação de emprego verde, nomeadamente o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, o Plano Nacional Energia e Clima 2030, o Estratégia Nacional para o Hidrogénio, a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios, o Plano de Ação para a Transição Digital, e o Livro Verde sobre o Futuro Trabalho.

Será uma oportunidade para apostar igualmente na reconversão e (re)qualificação profissional dos trabalhadores afetados, promovendo a transição para uma economia de baixo carbono e num emprego de qualidade em consonância com os desafios futuros. De acordo com dados do IEFP, existem 4.306 desempregados só na região do Alentejo Litoral.

REVISTAS

Profei, S.L.ExpoSalão, S.A. (DecorHotel)VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusSiga-nosChillventa

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    09/09/2024

  • Newsletter O Instalador

    02/09/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial