Bombas de calor e hidrogénio: impulsionadores da descarbonização
Editorial da edição n.º 314 da Revista O Instalador.
As bombas de calor desempenham, há muito, um papel fulcral na descarbonização. Além disso, são uma ferramenta essencial para mitigar as alterações climáticas, controlar custos, financeiros e energéticos, além de serem uma fonte brutal de poupança de energia.
Por esta razão é tão importante perceber o papel que, enquanto equipamentos de climatização, têm no setor AVAC, sendo que sabemos há muito que falamos de uma tecnologia que se assume como uma opção de aquecimento ecológico e económica para os consumidores.
As soluções que apresentamos nesta edição no dossier dedicado ao tema, espelham essa opção verde, cada vez mais urgente e necessária, sobretudo quando a meta de neutralidade carbónica da Europa até 2050 já não é só um objetivo, é um desígnio urgente.
Damos ainda destaque ao Hidrogénio, e ao papel que tem no mix energético. Preparámos vários artigos sobre o assunto, em que sublinhamos a evolução da tecnologia, tanto na produção, como no transporte e armazenamento, e será cada vez mais central para garantir a descarbonização. Contudo, como refere a APREN, a invasão da Ucrânia pela Rússia “veio também acelerar esta evolução, ao expor a importância da segurança e independência energética”. Para ler mais à frente no dossier Renováveis.
Traçamos ainda o diagnóstico ao setor da Iluminação em Portugal e como se está a reinventar após a pandemia. Entre vários outros temas que marcam o mercado AVAC, conte ainda com as mais recentes novidades empresariais e as novas soluções lançadas nos últimos tempos.