Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Caldeira de biomassa vai reduzir em 85% as emissões de CO2 da Bel Portugal

06/02/2023
Instalação feita pela ENGIE Portugal na unidade fabril nos Açores vai ser alimentada com recurso a uma espécie florestal infestante.
Imagen
A ENGIE Portugal anunciou que irá instalar, na fábrica da Bel Portugal, na Ribeira Grande, Açores, uma caldeira a biomassa que vai permitir reduzir em cerca de 85% (o equivalente a 9.750 toneladas) as emissões de CO2 com a produção de vapor da fábrica.

Segundo a empresa a caldeira vai ser alimentada com uma espécie florestal infestante, a Cryptomeria japónica, espécie mais abundante na ilha de São Miguel.

Instalada pela ENGIE em Portugal, que vai ser a entidade responsável pela sua operação e manutenção, esta nova caldeira tem características especiais do ponto de vista tecnológico, com a capacidade de utilizar biomassa numa gama lata de humidade, granulometria e poder calorífico, transforma esta energia primária renovável em energia térmica útil, sob a forma de vapor. O projeto permite igualmente aumentar e melhorar a eficiência global da central térmica de vapor da BEL Portugal na Ribeira Grande, Açores.

Tiago Serrano, diretor Industrial da Bel Portugal, afirma que “o projeto na fábrica da Ribeira Grande é mais um passo muito importante na estratégia do grupo para a sustentabilidade das suas operações, em particular para o plano de neutralidade carbónica da totalidade da sua cadeia de valor, com que a Bel está comprometida até de 2050, em linha com o Acordo de Paris (limite aquecimento global +1.5°C). Com esta nova caldeira, a fábrica dos Açores vai diminuir 85% das emissões de CO2 no seu processo produtivo, no seu processo produtivo através da redução da utilização de fuel-óleo para a produção de vapor. E consegue conciliar este propósito com a promoção da biodiversidade da Ilha de São Miguel através da utilização de espécies florestais infestantes.”

Já Miguel Mourão, diretor Comercial da ENGIE em Portugal, afirma que “o projeto desenvolvido em estreita parceria com a Bel Portugal vai de encontro às ambições de transição energética da multinacional e à aposta na sustentabilidade das suas operações. Este projeto ambicioso, com investimento 100% assegurado pela ENGIE, permite otimizar a eficiência energética da central térmica da Ribeira Grande com a adoção de tecnologia de produção de vapor mais eficiente e diminuir os custos e a dependência energética da fábrica. É muito gratificante ser selecionado pelos nossos Parceiros, com os quais estamos perfeitamente alinhados numa estratégia de descarbonização sustentável”.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial