O objetivo, segundo a Air Liquide, é o de desenvolver, nos próximos anos, uma rede com mais de 100 estações de hidrogénio para veículos pesados na Europa, nomeadamente em França, Benelux e Alemanha. Estações que, sob a denominação TotalEnergies, estarão localizadas nos principais corredores estratégicos.
É convicção das duas empresas que esta iniciativa “levará à criação de um importante ator em soluções de reabastecimento de hidrogénio e contribuirá para a descarbonização do transporte rodoviário na Europa”.
A nova empresa receberá, por parte da Air Liquide, a “sua perícia em tecnologias e o seu domínio de toda a cadeia de valor do hidrogénio”, enquanto a TotalEnergies contribuirá com o seu conhecimento “na operação e gestão de redes de estações e na distribuição de energia aos clientes B2B”.
Sobre a operação Matthieu Giard, vice-presidente e membro do Comité Executivo do Grupo Air Liquide refere que “o hidrogénio oferece benefícios claros para a mobilidade no serviço pesado. Para promover a sua utilização generalizada, é imperativo acelerar o desenvolvimento de infraestruturas de reabastecimento e oferecer aos fabricantes de veículos e operadores de transporte uma rede suficientemente densa de estações. É precisamente a ambição desta empresa comum, que irá beneficiar da experiência complementar da Air Liquide e da TotalEnergies. Como líder há mais de 60 anos e com know-how e tecnologias únicas, a Air Liquide é um ator importante para acelerar e aumentar o desenvolvimento do hidrogénio, um elemento-chave para a emergência de uma sociedade de baixo carbono".
Os dois parceiros planeiam estabelecer a sua empresa comum em 2023, sujeita à finalização da documentação contratual apropriada e à recepção das aprovações regulamentares necessárias.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal