Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Portugal e Espanha devem juntar esforços na produção e transformação do lítio

09/02/2023
Convicção foi transmitida por António Costa, aquando do encerramento do Forum La Toja
Primeiro-Ministro António Costa na sessão de encerramento do Forum La Toja - Vertente Atlantica, Lisboa...
Primeiro-Ministro António Costa na sessão de encerramento do Forum La Toja - Vertente Atlantica, Lisboa, 8 fevereiro 2023
“Portugal e Espanha têm uma grande oportunidade de cooperação transfronteiriça, porque os dois países têm, em conjunto, as maiores reservas de um recurso natural fundamental para a mobilidade elétrica dos próximos anos: o lítio”, afirmou ontem António Costa na sessão de encerramento do Forum La Toja, que decorreu em Lisboa.

O primeiro-ministro acrescentou que “mais do que competir para cada um ter a sua fábrica de baterias e cada um ter a sua refinaria, devemos desenvolver em conjunto uma estratégia para valorizarmos em comum um recurso que, sendo a maior a reserva europeia, é ainda assim insuficiente e implicará sempre a importação de mais lítio para se criar uma fábrica sustentável de produção de baterias”.

Mas, para isso, “temos toda a vantagem para trabalhar em conjunto”, afirmou o governante, referindo-se à exploração e transformação do lítio, assim como na aceleração das interconexões energéticas entre a Península e o resto da Europa, como estamos a ter no mecanismo ibérico em vigor para separar o preço da eletricidade do do gás.

REVISTAS

Panasonic PortugalSiga-nosChillventaSoliusProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    17/06/2024

  • Newsletter O Instalador

    10/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial