Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Artigo exclusivo para a Revista O Instalador

Renove a casa e poupe energia – plataforma SUNSHINE

AREANATejo
Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo

28/03/2023
Plataforma desenvolvida no âmbito do Projeto EUROPA acompanha a processo de renovação desde a primeira reunião dos proprietários de imóveis até o final do período de monitorização
Imagen
Aprovado no âmbito do Programa Horizonte 2020, o Projeto EUROPA, do qual a AREANATejo é parceira, oferece um percurso de renovação profunda, simples e transparente que envolve todos os intervenientes e especialistas, combinando-os com o apoio financeiro adequado e parceiros de confiança.
Porquê os edifícios residenciais? Porque no nosso dia-a-dia passamos cerca de 90% do tempo nos edifícios, nas mais variadas tarefas. Esta utilização tão intensa faz com que estes sejam responsáveis por cerca de 36% das emissões de CO2 e representem cerca de 40% da procura energética da UE. Aliado a estes fatores, cerca de 35% dos edifícios da UE têm mais de 50 anos, relevando-se, desta forma, bastante ineficientes do ponto de vista da eficiência energética e do conforto térmico.
Posto isto, a missão deste Projeto, iniciado em outubro de 2020 e com término em setembro deste ano, é acelerar a transição para ambientes saudáveis e neutros em carbono. De modo a simplificar o percurso de renovação profunda para todos os intervenientes, trabalhou-se ao longo destes meses de modo a garantir poupanças de energia e obter edifícios mais seguros, saudáveis e confortáveis.

Como funciona o Projeto EUROPA?

Essencialmente através da abordagem “One Stop Shop”, com o objetivo acompanhar o processo de tomada de decisão dos proprietários dos imóveis e investidores privados desde o início do processo de decisão até à implementação dos investimentos e verificação da garantia de desempenho, de forma a produzir impactos concretos na poupança de energia, na produção de fontes de energias renováveis e na redução das emissões de CO2.
Em Portugal, no Alto Alentejo, o Balcão Único funciona numa vertente virtual e física (presencial) onde os proprietários podem apresentar diretamente à AREANATejo as necessidades que os seus edifícios possuem, a fim de ser dado o apoio técnico especializado.

O Balcão Único é responsável pelo seguinte conjunto de ações (a desenvolver por técnicos especializados e com formação nas diferentes áreas relacionadas com a temática da eficiência energética e melhoria do conforto térmico):

  • Identificação, recolha e análise de dados e elementos relacionados com os consumos e custos energéticos dos edifícios identificados pelos proprietários, incluindo a realização de visitas técnicas necessárias à prossecução dos objetivos do trabalho.
  • Identificação das medidas de melhoria a considerar como prioritárias, sendo suportadas pela elaboração de um diagnóstico energético.
  • Preparação da intervenção através da elaboração de tarefas de assessoria relacionadas com a instrução/implementação das medidas identificadas (especificações técnicas, procedimentos e acordos contratuais padrão, que garantam poupanças de energia através da renovação profunda dos edifícios residenciais) numa estreita articulação com os stakeholders que estejam, previamente, capacitados para implementação das medidas necessárias.
  • Identificação dos mecanismos de financiamento disponíveis para implementação das medidas.
  • Acompanhamento de todo o processo, numa vertente transversal a todas as tarefas.
Imagen

Com o intuito de prestar auxílio na tomada de decisão por parte dos utilizadores e proprietários de edifícios residenciais, foi desenvolvida/atualizada no âmbito do Projeto EUROPA uma Plataforma que os ajuda a identificar as oportunidades de melhoria a implementar nos edifícios, reduzindo os consumos energéticos e aumentando o conforto térmico: Plataforma SUNSHINE (https://www.savehomesave.eu/).

Sem custos de serviço, com base nas conetividades e apoio das One-Stop-Shops Regionais, a Plataforma SUNSHINE visa guiar os utilizadores ao longo do percurso de renovação, com base no seu perfil, localização e informações básicas iniciais. Após o registo bem-sucedido, ficarão disponíveis para o utilizador várias ferramentas:
  • Cálculo do custo do projeto de renovação;
  • Avaliação do projeto através da Checklist de Subscrição de Eficiência Energética (um contrato entre proprietários de habitações e operadores de mercado, que permite que todos os intervenientes num projeto de renovação energética profunda de edifícios residenciais estabeleçam padrões e requisitos comuns para a mesma, de modo a garantir precisão e responsabilidade, transparência e elevada qualidade em todo o processo);
  • Identificação do investimento estimado para a implementação das medidas de renovação no edifício;
  • Cálculo das reduções de consumo de energia e respetivos custos que poderão ser obtidas com as implementações;
  • Módulo de matchmaking “Encontrar o meu parceiro”, o qual fornece uma lista de todos os operadores de mercado existentes na área selecionada pelos residentes/associações de condomínio, juntamente com um resumo do seu trabalho, permitindo-lhes encontrar e contactar o prestador de serviços certo para o seu projeto de renovação.
Tendo em consideração que Portugal tem entre 660 a 680 mil pessoas que vivem numa situação de pobreza energética severa (dados da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2022-2050 - ENLPCPE 2022-2050), o que significa que, monetariamente, não conseguem manter as suas habitações em condições de conforto térmico, considera-se que a Plataforma SUNSHINE constitui uma ferramenta que pode ser utilizada a nível nacional e europeu, com o objetivo de mitigar esta situação.
A adesão a esta Plataforma poderá ser complementada com a candidatura a apoios/vales no âmbito da eficiência energética das habitações, com vista a implementação concreta de intervenções profundas.
Queremos que se sinta(m) confortável(is) em casa.

Conheça(m) as soluções que a Plataforma SUSHINE (e o Projeto EUROPA) têm para melhorar a qualidade de vida e saúde das famílias.

Para mais informações acerca do Projeto EUROPA, consulte: https://europaonestop.eu/pt/pagina-inicial/

REVISTAS

Panasonic PortugalChillventaSiga-nosSoliusProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    17/06/2024

  • Newsletter O Instalador

    10/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial