Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

2022: construção termina ano com evolução favorável

13/02/2023
AICCOPN: estimativa divulgada pelo INE confirma aumento de 6,7% do PIB.
Imagen
A AICCOPN – Associação das Indústrias de Construção Civil e Obras Públicas acaba de divulgar os números de 2022. Segundo a instituição a estimativa rápida divulgada recentemente pelo INE, veio confirmar um aumento de 6,7% do PIB em 2022, o mais elevado desde 1987, após o aumento de 5,5% em 2021, que se seguiu à diminuição histórica de 8,3% em 2020. A par disto, e como constata a AICCOPN, o setor da construção seguiu a tendência, com uma evolução favorável na generalidade dos indicadores setoriais em 2022.

O consumo de cimento no mercado nacional registou um aumento de 1,5% em termos homólogos, para 3.836 milhares de toneladas, em 2022, o que corresponde ao melhor registo desde o ano 2011.

Situação semelhante registada pelo nível de avaliação bancária na habitação que registou um novo máximo histórico no mês de dezembro de 2022, com uma valorização de 13,5% face a igual mês do ano anterior.

No que concerne ao licenciamento pelas Câmaras Municipais, o qual constitui um indicador da atividade futura no segmento de construção de edifícios, e de acordo com a informação disponível até ao final do mês de novembro de 2022, constata-se que, apesar de um decréscimo de 2,8% no número total de licenças emitidas, assiste-se a um crescimento na área licenciada de 3,4% nos edifícios habitacionais e de 10,3% nos edifícios não residenciais. Ao nível dos fogos licenciados em construções novas observa-se uma subida de 5,3%, em termos homólogos, para 27.834 alojamentos.

Por outro lado, no que se refere ao crédito concedido pelas instituições financeiras, verifica-se um aumento, até novembro, de 6,8%, em termos homólogos acumulados, dos novos empréstimos para aquisição de habitação e uma contração de 3,8%, em dezembro, do stock de empréstimos às empresas do setor da Construção.

A AICCOPN aponta ainda que no mercado das obras públicas, em 2022, foram abertos concursos de empreitadas de obras públicas no montante de cerca de 3,8 mil milhões de euros, o que traduz uma ligeira redução de 3% face a 2021. Redução que também se verificou no montante total dos contratos de empreitadas de obras públicas objeto de celebração e registo no Portal Base. Os números apontam para redução de 28,8%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nosVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial