Efcis
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Universal Robots: um robot colaborativo consome a mesma energia que um eletrodoméstico

15/02/2023
Empresa afirma que os seus cobots consomem entre 100W e 500W de energia, quantidades semelhantes às que requerem a maioria dos eletrodomésticos que podemos encontrar em casa.
Imagen
Num cenário em que se assume haver uma crise climática e onde a Comissão Europeia emitiu diretivas - sobre fontes de energia renováveis e sobre eficiência energética – onde propõe a redução em 36% do consumo da energia final e em 39% do consumo de energia primária até 2030, a Universal Robots decidiu otimizar o consumo energético dos seus robôs colaborativos (cobots).

Como explica a empresa, ao contrário dos robots tradicionais a robótica colaborativa apresenta soluções muito mais pequenas e leves, pensadas para trabalhar juntamente com as pessoas e com um consumo de energia muito menor.

A Universal Robots dá o exemplo do UR3e que consome o mesmo que um computador pessoal. “Desta forma, os cobots da Universal Robots requerem uma potência de 100W a 500W de energia, o consumo semelhante ao de qualquer eletrodoméstico que se pode encontrar em casa”, aponta a empresa, que acrescenta que o modelo UR3e da Universal Robots, o mais pequeno da sua gama de produtos, consome em média 100W, a mesma potência que requer um computador pessoal, em média. Por outro lado, o modelo UR5e consome 200W, a mesma energia que requer uma consola de jogos. Os modelos UR10e e UR16e, capazes de carregar 10 e 16 quilos, respetivamente, requerem uma potência de 350W, a mesma quantidade de energia que precisa uma batedeira elétrica. Por último, o maior dos cobots da Universal Robots, o brilhante UR20, consome 500W, a mesma potência que usam as máquinas de lavar roupa mais eficientes.

Vantagens da robótica colaborativa

A Universal Robots considera que a eficiência energética pressupõe uma vantagem competitiva para as indústrias europeias, que visam a redução do consumo de energia como um elemento crítico para assegurar a sua viabilidade económica. Face a isto a empresa afirma ter centrado os seus esforços na otimização dos seus cobots para que sejam energeticamente eficientes.

Jordi Pelegrí, Country Manager da Universal Robots em Espanha e Portugal afirma que “ao contrário dos robots industriais tradicionais, os nossos cobots requerem uma potência energética semelhante à dos equipamentos que cada um de nós tem em casa. São produtos eficientes, que consomem pouca energia, e otimizados com soluções que permitem desligar os cobots quando estes não estão em uso”.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    14/04/2025

  • Newsletter O Instalador

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial