Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Accelerate Challenge: a competição universitária da Siemens

20/02/2023
Vencedores ganham um estágio remunerado de um ano na empresa e uma viagem à Madeira para conhecer um projeto de armazenamento de energia com tecnologia Siemens
Imagen

O desafio criado pela Siemens tem o nome de Accelerate Challenge e convida os estudantes a refletir sobre a transição energética digital em curso. Mas mais do que isso, como explica a empresa, visa dar-lhes a conhecer algumas das soluções tecnológicas da Siemens que apoiam este processo e que ajudam a descarbonizar a economia.

As inscrições das equipas – devem integrar dois alunos e um professor-coordenador – terminam a 16 de março. “O concurso destina-se a jovens que estejam neste momento inscritos num estabelecimento de ensino superior em território nacional e que frequentem um curso com cadeiras de projeto de instalações elétricas”, aponta a Siemens.

Em concreto, o desafio passa pela criação do projeto de uma infraestrutura de energia elétrica, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS – que permite o cálculo e o dimensionamento das redes elétricas -, bem como de outras ferramentas de dimensionamento da Siemens que serão disponibilizadas para esse efeito.

Esta é uma iniciativa que tem como propósito, também, promover a empresabilidade dos estudantes. A prova é que os vencedores do concurso terão direito a um estágio profissional remunerado de 12 meses numa das áreas de negócio da Siemens Portugal e a uma viagem à Madeira para conhecer a solução de armazenamento de energia que a Siemens e a Fluence ali instalaram a pedido da Empresa de Electricidade da Madeira. Além disso, o estabelecimento de ensino da equipa vencedora vai receber soluções Siemens para reforçar a sua oferta letiva.

Sobre este projeto Fernando Silva, presidente executivo da Siemens Portugal e responsável pela unidade de negócio Smart Infrastructure da Siemens, referiu que “iniciativas como o Accelerate Challenge contribuem para que os alunos entrem em contacto com conceitos e tecnologias que serão muito úteis no decorrer do seu percurso académico e, mais tarde, na sua vida profissional, neste caso numa área crucial como é a da transição energética digital. Para além disso, os estabelecimentos de ensino envolvidos terão a oportunidade de melhorar e diversificar a oferta formativa, uma vez que poderão equipar os seus espaços letivos com tecnologias de última geração”.

A par disso, acrescenta, que “esta competição também permite à Siemens conhecer novos talentos, os quais poderão vir a integrar as nossas equipas, que estão em constante crescimento”.

O Accelerate Challenge começa em março com a fase de execução em que as equipas em competição recebem o enunciado do desafio, tendo cerca de dois meses para elaborar o seu projeto. Após a entrega e análise dos projetos, os finalistas serão conhecidos em maio e realiza-se a final na sede da empresa em Alfragide.

As equipas, que representarão o estabelecimento de ensino superior em que se encontram inscritas, poderão contar com um terceiro elemento, desde que seja um aluno de um curso diferente dos outros dois. Não podem participar estudantes que sejam ou tenham sido colaboradores da Siemens.

Pode encontrar mais informação sobre a competição na página dedicada à mesma.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosVulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial