Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A importância de ter casas eficientes

António Batalha – Gestor do Portal casA+ da ADENE – Agência para a Energia27/03/2023
À medida que o número de equipamentos aumenta o mesmo acontece com as preocupações com a energia. É, por isso, fundamental que este crescimento na introdução tecnológica e eletrificação dos equipamentos que usam energia nas habitações seja acompanhado do aumento da eficiência energética. Desses equipamentos e dos edifícios residenciais.
Imagen
Num instante chegámos a 2023, um ano cheio de desafios e oportunidades, mas também com preocupações relacionadas com o aumento dos custos de energia. Assinalamos três anos do início da Covid-19, uma pandemia que alterou o nosso modo de viver e a relação com as nossas casas, por via dos confinamentos e da generalização do teletrabalho. Assim, todos nós passámos a ter a perceção da importância de uma casa confortável, mas acima de tudo sustentável e económica.

Adicionalmente, caminhamos a passos largos para um mundo tecnológico e refém da eletricidade. Prova disso, é que provavelmente está a ler este artigo no seu smartphone. Esta evolução, que tanto facilita a vida quotidiana, através de eletrodomésticos mais inteligentes e eficazes, sistemas de domótica e controlo automático de dispositivos (estores, janelas, ar condicionado e outros equipamentos), computadores portáteis, tablets e outros gadgets que nos permitem estar sempre operacionais, e também os meios de transporte que utilizamos todos os dias (onde se incluem automóveis elétricos e meios elétricos de mobilidade suave), são reflexo do crescimento deste mundo tecnológico.

Mas como é que tudo isto se relaciona com as nossas casas? Que importância tem no quotidiano?

Relaciona-se de uma forma simples e direta, através do consumo de energia! Todos estes equipamentos, eletrodomésticos, gadgets e veículos elétricos têm um consumo de energia associado, que impacta os consumos residenciais. Logo, é fundamental que este crescimento na introdução tecnológica e eletrificação dos equipamentos que usam energia nas habitações seja acompanhado do aumento da eficiência energética. Desses equipamentos e dos edifícios residenciais.
Hoje, com tanta utilização de equipamentos nas habitações, é fundamental assegurar que as próprias casas são eficientes e que apenas utilizam os equipamentos, nomeadamente aparelhos ativos de climatização quando é necessário, e que reduzem os consumos mantendo o conforto, como por via da introdução de sistemas passivos de eficiência energética e que produzem a sua própria energia.

O aumento do conforto com a redução do consumo de energia que se assiste nas habitações novas, quando comparadas com imóveis mais antigos, pode ser explicado pela melhoria da eficiência energética dos edifícios, definida e regulada pelo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), que promoveu nos imóveis novos a melhoria generalizada para casas mais eficientes e confortáveis. Importa, e podemos melhorar também, os nos imóveis existentes, que representam a maior parte dos imóveis no país. Para esta melhoria, os Certificados Energéticos (CE) são também fundamentais, visto que permitem, aos atuais e futuros proprietários, conhecer o nível de eficiência energética das suas habitações e as medidas de melhoria mais adequadas ao seu imóvel para um maior conforto e redução de consumos e gastos com energia.

O que esperar no futuro? Como podemos nós continuar a reduzir os consumos?

O futuro reserva-nos uma evolução na eficiência dos equipamentos, na mobilidade através da utilização das viaturas elétricas, mas também nos imóveis novos e reabilitados, que serão cada vez mais eficientes, com maiores automatismos, soluções passivas e equipamentos digitais para ajustar o conforto e reduzir os consumos.

E como podemos atuar já para essa melhoria nas casas onde vivemos hoje? Para responder a esta questão a ADENE, enquanto Agência Nacional para a Energia, disponibiliza o Portal casA+ (www.portalcasamais.pt), o primeiro balcão único para a eficiência energética em Portugal que reúne empresas e instaladores qualificados de diversas áreas de atuação para a melhoria da eficiência energética e hídrica nas habitações existentes. Neste Portal, os proprietários podem identificar que medidas de melhoria poderão contribuir para a eficiência da sua casa. Num único local online, é possível registar, de modo automático, o Certificado Energético (CE) de cada imóvel, analisar as medidas de melhoria propostas no CE e apresentadas pelo próprio Portal casA+, e solicitar às empresas propostas de intervenção para a renovação e reabilitação energética e hídrica, facilitando e minorando o esforço de cada consumidor.

Todo este potencial eficiência dos edifícios residenciais depende da atuação de todos para que possamos utilizar melhor os nossos recursos e assegurar um futuro mais sustentável para as gerações vindouras.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial