Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

REN apresenta solução com realidade aumentada para reforço da segurança em subestações

27/02/2023
Segundo a empresa a solução permite reforçar a segurança dos trabalhadores na exposição ao risco elétrico que possa existir nas instalações de muito alta tensão.
Imagen
Tem o nome de “Proteção Digital de Subestações“e diferencia-se por usar a realidade aumentada (a sobreposição de imagens virtuais à realidade) e um sistema de localização em tempo real para evitar que as equipas em operação nas subestações entrem em áreas não seguras, diminuindo assim o risco de acidentes.

Esta é a nova solução desenvolvida pela REN - Redes Energéticas Nacionais e que, segundo a empresa, vai permitir reforçar a segurança dos trabalhadores na exposição ao risco elétrico que possa existir nas instalações de muito alta tensão.

Como explica a REN as suas equipas operacionais quando acedem ao sistema para a realização dos trabalhos nas instalações elétricas, ativam a realidade aumentada, ou seja, o aparecimento de imagens virtuais que mostram os limites verticais e horizontais dessa zona através dos tablets, telemóveis ou computadores que estejam a utilizar.

Um outro mecanismo de segurança incluído no projeto, acrescenta a REN, é a monitorização dos trabalhadores através do sistema real time localization, que permite localizar a posição do trabalhador em tempo real e com elevado grau de exatidão e rapidez. Desta forma sempre que alguém transponha a considerada zona segura, “o sistema ativa um alerta que resulta num sinal por vibração para o trabalhador e num alarme para um sistema central”.

A”Proteção Digital de Subestações” insere-se na estratégia de inovação da REN que aposta na criação e desenvolvimento de soluções que permitem contribuir para o desempenho operacional da REN no âmbito da segurança e qualidade do abastecimento de energia. Insere-se ainda no âmbito da estratégia de sustentabilidade da REN, nomeadamente na segurança e no trabalho.

O projeto piloto foi instalado na subestação de Palmela e será agora replicado noutras instalações da Rede Elétrica Nacional.

REVISTAS

Profei, S.L.VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial