Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Soluções industriais para a conectividade e neutralidade climática

02/03/2023

A lista de desafios que a indústria enfrenta é longa: alterações climáticas, aumento dos preços da energia, perturbações nas cadeias de abastecimento e escassez de mão-de-obra qualificada. A solução para estes desafios reside na utilização da tecnologia adequada. Ao mesmo tempo, os governos precisam de acertar a sua política económica. A Hannover Messe 2023 abrange não só tecnologias para uma indústria conectada e neutra para o clima, mas também proporciona um fórum para uma discussão política global entre a indústria, o governo, a ciência e os representantes sociais. O certame decorre de 17 a 21 de abril, em Hanôver, Alemanha.

O Photo Bionic Cell, da Festo, é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada no combate às alterações climáticas...

O Photo Bionic Cell, da Festo, é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada no combate às alterações climáticas. O protótipo consegue gerar as condições ideais para a produção em massa de microalgas, capazes de capturar grandes quantidades de CO2 da atmosfera.

“Produção neutra em carbono, inteligência artificial, tecnologias de hidrogénio, gestão de energia e Indústria 4.0 - estes são os principais temas da Hannover Messe 2023”, refere Jochen Köckler, presidente do Conselho de Administração do grupo de empresas Deutsche Messe. “Só a interação destas tecnologias permitirá salvaguardar de forma sustentável a nossa prosperidade e, ao mesmo tempo, impulsionar a proteção climática”, afirma. Na feira líder mundial da indústria, cerca de 4 mil empresas das indústrias mecânica, elétrica e digital, bem como do setor energético, apresentarão soluções para a produção e o fornecimento da energia do futuro.

A Hannover Messe oferece aos visitantes uma abordagem holística para os seus processos produtivos, desde a digitalização e automatização de processos de produção complexos e a utilização de hidrogénio até às fábricas de energia e a utilização de software para registar e reduzir a pegada de carbono.

Entre os expositores deste ano, encontramos empresas tecnológicas globais como a Amazon Web Services, Microsoft, Google, SAP, Siemens, Bosch, Nokia, ServiceNow e Schneider Electric, bem como líderes tecnológicos de média dimensão como a Beckhoff, Festo, Harting, ifm, Pepperl+Fuchs, Phoenix Contact, Rittal e SEW. Institutos de investigação de renome como o Fraunhofer ou o KIT (Karlsruhe Institute of Technology), bem como mais de 300 start-ups, prometem tecnologias de ponta e modelos empresariais completamente novos.

A Hannover Messe será inaugurada pelo Chanceler alemão Olaf Scholz e pelo Presidente indonésio Joko Widodo. A Indonésia é o País Parceiro deste ano na feira industrial.

Industrie 4.0 & Manufacturing X

São necessárias grandes quantidades de dados para explorar todo o potencial da Indústria 4.0 - dados aos quais todas as empresas envolvidas na cadeia de criação de valor devem ter acesso. Um novo ecossistema de dados interligados - Manufacturing X - é parte da solução.

Esta visão de uma plataforma de dados soberana e segura está a ser impulsionada pelas associações industriais BDI, VDMA e ZVEI, entre outras. Os primeiros passos para a implementação do Manufacturing X serão apresentados na Hannover Messe em estreita cooperação com o Ministério Federal Alemão dos Assuntos Económicos e Ação Climática.

“O objetivo é preservar a independência das empresas. Elas não devem perder o acesso à interface com o cliente, mas também precisam de explorar o potencial da economia da plataforma”, salienta Köckler.

O hardware industrial é um elemento chave do ecossistema de dados interligados Manufacturing X que está em desenvolvimento...
O hardware industrial é um elemento chave do ecossistema de dados interligados Manufacturing X que está em desenvolvimento.

ChatGPT - bom também para a indústria?

A inteligência artificial (IA) desempenha um papel cada vez mais importante na indústria. Para além de otimizar os processos, esta tecnologia revela-se um forte aliado na simulação e desenvolvimento de produtos.

Por isso, é de esperar que a chamada IA generativa também venha a encontrar o seu caminho na indústria. Sistemas como o ChatGPT ou o DALL-E já dão um suporte importante na criação de textos, programação e desenhos. “No futuro, é bastante concebível que a IA seja capaz de desenhar uma máquina e nós só tenhamos de verificar os ajustes são necessários para o funcionamento real. Isto poupa tempo e oferece um potencial considerável tendo em conta a escassez prevalecente de trabalhadores qualificados”, assegura Köckler. Sobre o tema da IA, a Hannover Messe oferece uma gama abrangente de visitas, fóruns e apresentações de ferramentas de IA, bem como casos de utilização exibidos nos stands dos expositores.

São necessárias grandes quantidades de dados para explorar todo o potencial da Indústria 4.0

Tornar visíveis os fluxos de energia e o consumo

A interação entre o software e as máquinas cria um considerável potencial de poupança de energia. As soluções inteligentes de monitorização energética dos expositores da Hannover Messe ajudam a identificar e otimizar o consumo de energia ao nível da máquina, reduzindo assim a pegada de carbono.

“A maioria dos utilizadores industriais ainda mal conhecem as numerosas formas ocultas de consumo”, explica Köckler. Motores não regulados em bombas, ventiladores, compressores ou máquinas ainda fazem parte da vida quotidiana em muitas fábricas. Sem tecnologia de controlo inteligente e a interação da engenharia elétrica e das TI, as melhorias da eficiência energética dificilmente são exequíveis.

De acordo com Köckler, “a indústria consome cerca de 45 por cento da eletricidade na Alemanha. As soluções apresentadas pelas empresas expositoras podem dar um contributo importante para um aumento significativo da eficiência energética no domínio da produção".

A indústria quer utilizar o hidrogénio verde para se libertar da dependência da energia fóssil e reduzir as emissões de carbono...
A indústria quer utilizar o hidrogénio verde para se libertar da dependência da energia fóssil e reduzir as emissões de carbono.

O hidrogénio como fonte de energia e esperança no futuro

O hidrogénio verde é o grande assunto do momento. A indústria quer utilizá-lo para se libertar da dependência da energia fóssil e reduzir as emissões de carbono. O Gabinete Federal Alemão para Assuntos Económicos e Proteção Climática descreve o hidrogénio como um vetor energético essencial para o sucesso a longo prazo da transição energética e da proteção climática.

Ainda assim, existem desafios. A produção de hidrogénio é um processo complexo e dispendioso. As questões de disponibilidade, transporte e armazenamento em grande escala ainda têm de ser resolvidas.

“Mais de 500 empresas da Hannover Messe irão apresentar soluções para a utilização de hidrogénio na indústria”, diz Köckler. “Isto faz desta feira a maior e mais importante plataforma do mundo a cobrir temas relacionados com o hidrogénio”.

País parceiro: Indonésia

Depois de Portugal, em 2022, este ano o país parceiro da Hannover Messe é a Indonésia, a maior potência económica da região da ASEAN. Sob o lema ‘Making Indonesia 4.0’, a o país assume a intenção de vir a ser uma das dez maiores economias do mundo até 2030. Espera-se que as energias renováveis representem cerca de 51,6 por cento da produção total de eletricidade até lá. Na Hannover Messe, esta nação em ascensão apresenta-se como um parceiro fiável para empresas de todo o mundo.
A comitiva portuguesa, durante a visita à Hannover Messe 2022
A comitiva portuguesa, durante a visita à Hannover Messe 2022.

A Hannover Messe é a principal feira mundial da indústria. Sob o tema ‘Transformação Industrial - Fazendo a Diferença’, o evento une os setores de exposição de Automação, Movimento & Acionamentos, Ecossistemas Digitais, Soluções Energéticas, Peças & Soluções de Engenharia, Futuro Centro, Ar Comprimido & Vácuo e Negócios & Mercados Globais. Os tópicos-chave incluem a produção neutra em CO2, gestão de energia, Indústria 4.0, inteligência artificial e aprendizagem de máquinas, e hidrogénio e células de combustível. O programa da exposição é complementado por uma série de conferências e fóruns. A edição deste ano terá lugar em Hanôver, Alemanha, de 17 a 21 de abril.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial