Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Assinado Memorando de Entendimento entre o Porto de Setúbal e a Ocean Winds

13/03/2023
Documento, homologado pelo ministro das Infraestruturas, permite identificar e avaliar as capacidades existentes e potenciais do Porto de Setúbal para acolher eventuais projetos de construção de equipamentos de energia eólica marítima.
Imagen
Na passada sexta-feira, dia 10 de março, nas instalações da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A João Galamba, ministro das Infraestruturas homologou o Assinado Memorando de Entendimento entre o Porto de Setúbal e a Ocean Winds - joint-venture entre EDP Renováveis e ENGIE dedicada à energia eólica offshore. O documento tem como objetivo o identificar e avaliar as capacidades existentes e potenciais do Porto de Setúbal para acolher eventuais projetos de construção de equipamentos de energia eólica marítima.

“A energia eólica é uma das formas de energia renováveis mais promissoras e sustentáveis, e Portugal tem-se destacado nos últimos anos como um líder na produção de energia eólica”. A afirmação foi proferida por João Galamba, que acrescentou que “o aumento da produção de energia eólica em Portugal faz surgir a necessidade de infraestruturas adequadas para armazenar, transportar e exportar essa energia, sendo aí que os portos portugueses têm um papel fundamental a desempenhar”.

O Ministro referiu ainda que estes «podem servir como bases de apoio para a construção e manutenção dos parques eólicos offshore, bem como, para a exportação da energia produzida e transporte das turbinas eólicas e outros equipamentos necessários».

Sobre o porto de Setúbal o ministro considerou que este em uma localização estratégia e que, além disso, possui “infraestruturas adequadas para o armazenamento, transporte e distribuição de energia eólica para outros países da Europa”.

Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APSS afirmou que “no ano em que o porto de Setúbal comemora o seu centenário, a assinatura deste Memorando de Entendimento é mais uma prova que este é um porto de futuro e quer continuar a desenvolver-se e servir a região e o país”. O executivo acrescentou ainda que o porto “pelas suas caraterísticas naturais, pelas infraestruturas existentes, pelos investimentos de melhoria realizados nos últimos anos, pelas áreas de expansão” tem “potencialidades para um forte desenvolvimento e crescimento nos próximos anos de suporte à transição energética com base em energias renováveis”.

José Pinheiro, country manager Portugal da Ocean Winds, por seu lado, considerou que “celebramos mais um passo no percurso que iniciámos pouco antes de 2010, herdado de nosso acionista EDP Renováveis e assim construímos sobre esse legado a nossa história agora como Ocean Winds em Portugal. Estamos conscientes de que um dos desafios do nosso setor é dispor de infraestrutura capaz de servir projetos offshore eólicos na costa portuguesa e que estrategicamente poderão servir uma logística internacional. Por isso, mais importante do que o documento aqui assinado, será o trabalho e continuo diálogo com a autoridade portuária de Setúbal e Sesimbra para fazer mais uma vez da visão, uma realidade de todos”.

Este Memorando de Entendimento integra-se na Política seguida pelo Governo para o desenvolvimento da energia eólica offshore, sendo o Porto de Setúbal um porto estratégico enquanto plataforma logística e industrial para a produção e exportação de energias renováveis no seu hinterland, bem como no abastecimento de matérias-primas acrescentando elevado valor económico à região e ao país.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial