Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Dar primazia ao Sol!

Rita Sargento –Técnica especialista da iniciativa Portal casA+ da ADENE – Agência para a Energia31/03/2023
Numa época em que poupança e sustentabilidade são dois dos temas em discussão por parte dos cidadãos, os sistemas solares térmicos surgem cada vez mais como uma solução eficiente para a produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS). A produção de AQS é dos maiores fatores de consumo de energia do imóvel, representando cerca de 25% do consumo energético total, segundo dados do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), da ADENE.
Imagen
O sistema solar térmico representa uma solução altamente eficaz no que diz respeito à eficiência energética para aquecimento de águas sanitárias, a que se junta o facto de Portugal ser um dos países Europeus com maior número de horas de exposição solar, explicando-se assim a crescente adesão por parte dos portugueses a este tipo de soluções.
No que diz respeito ao consumo de energia para aquecimento de águas quentes sanitárias dos imóveis de habitação portugueses, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), de 2010 a 2020 verificou-se uma diminuição de cerca de 4% do consumo total de energia, justificada potencialmente pelo aumento da eficiência energética conferida através da evolução constante dos equipamentos. Olhando com mais detalhe para os dados estatísticos nos últimos 10 anos, contrariamente à diminuição dos consumos totais, podemos observar um aumento de 304% do consumo médio relativo ao solar térmico, ficando assim provado que em detrimento do uso de outros sistemas de produção de AQS menos eficientes recorrentes a fontes não renováveis, os portugueses procuram cada vez mais soluções que contribuam ativamente para a proteção ambiental e desenvolvimento sustentável do nosso país.
A manifestação desta emergente preocupação está também demonstrada nos resultados da fase II do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis do Fundo Ambiental*. De acordo com o relatório final, o Fundo Ambiental aprovou mais de duas mil candidaturas para aquisição de sistemas solares térmicos que resultaram numa capacidade de produção de energia renovável de 13,7 MW. Comparando com os resultados da primeira fase do programa, no que diz respeito à tipologia para produção de AQS, podemos confirmar o aumento não só de candidaturas submetidas como também o aumento de candidaturas aprovadas, espelhando assim o maior conhecimento por parte dos consumidores, bem como o aumento da oferta por parte das empresas de equipamentos que recorrem à energia renovável cada vez mais eficazes e eficientes.

De forma a garantir a máxima eficiência energética do sistema, não só é importante a escolha da solução e equipamento mais adequado às necessidades dos ocupantes, como também a sua correta instalação. Assim o Portal casA+, uma iniciativa da ADENE –Agência para a Energia, surge como um importante aliado em todo o processo, desde a seleção da solução, à escolha de uma empresa de confiança. O Portal casA+ além de disponibilizar um conjunto de materiais de apoio que têm como objetivo informar e capacitar os utilizadores em diversas matérias de eficiência energética e hídrica da habitação, dispõe ainda de uma montra de empresas que podem dar resposta aos pedidos de propostas de melhoria.

O Portal casA+ aponta as necessidades de melhoria a nível do desempenho energético e hídrico do imóvel, apresentando um conjunto de soluções, passivas ou ativas, como a instalação de sistemas solares térmicos, permite ir ao encontro dos temas mais prementes pelos portugueses na procura de formas de utilização da energia renovável de forma local. Efetivando o que já é visto, por todos, como essencial na maior e melhor utilização da energia gratuita que o Sol nos tanto nos oferece.

*Dados retirados do Relatório Final – Investimento C13-i01: Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis disponível em www.fundoambiental.pt.

REVISTAS

Siga-nosChillventaSoliusPanasonic PortugalProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    17/06/2024

  • Newsletter O Instalador

    10/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial