A limpeza urbana e o seu impacto na sustentabilidade e economia de uma cidade
É algo do qual só se nota quando a atividade não é feita da melhor forma: a limpeza urbana. E a pensar na sua promoção e divulgação a Associação Limpeza Urbana criou os Prémios Cidade +.
Dar a conhecer projetos, iniciativas e investigação na área da limpeza urbana, que tenham alcançado um impacto significativo a nível nacional ou nas comunidades em que estão inseridos. É este o objetivo dos Prémios Cidade +, uma iniciativa criada pela Associação de Limpeza Urbana (ALU). Trata-se da primeira associação nacional especificamente dedicada ao tema da limpeza urbana e que conta com 50 associados entre municípios, juntas de freguesia, empresas municipais e empresas privadas fornecedoras de serviços e equipamentos, num total de mais de 18% da população portuguesa abrangida.
Pretende-se que estes prémios funcionem como “uma ferramenta para impulsionar a eficiência dos serviços públicos, a descarbonização nas cidades e a qualidade de vida em geral nas cidades, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Tendo em conta o objetivo a organização criou quatro categorias distintas: “Inovação & Conhecimento”, para a melhoria dos serviços de Limpeza Urbana; “Participação Pública & Cidadania”, para a prevenção de produção de resíduos; “Estratégia para a sustentabilidade”, para a redução do impacto da atividade humana no ambiente; e “Equipas felizes”, para dignificar as profissões ligadas à Limpeza Urbana e melhorar a sua perceção pública.
Os candidatos – as inscrições decorrem até 31 de julho – podem ser municípios, juntas de freguesia, empresas municipais, ou serviços municipalizados; empresas prestadoras de serviços, consultoras e fabricantes ou distribuidores de equipamentos; pessoas em nome individual ou coletivo, associação e ONG; e ainda universidades e outras entidades que promovam investigação e desenvolvimento.
Cada categoria terá um vencedor, que receberá um prémio monetário – 5.000 euros – assim como um galardão a comprovar o mérito. Um galardão que a organização considera que “permitirá aos vencedores a amplificação nacional e internacional dos seus projetos, comunicação e case study em comunicações internacionais da ALU e ainda a utilização da marca ALU como selo de garantia das suas iniciativas”.
Os vencedores serão encontrados tendo por base quatro critérios: inovação, sustentabilidade, impacto e replicabilidade, e conhecidos no V Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que se irá realizar em outubro de 2023, em Cascais.