Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A sustentabilidade no coração do setor

Alexandra Costa05/04/2023
Editorial da edição n.º 316 da Revista O Instalador.
Imagen
Esta é uma edição norteada pelo tema da sustentabilidade. A sustentabilidade é um dos temas centrais de mais uma Tektónica. A Feira Internacional da Construção regressa no início de maio (4 a 7) e em entrevista ao O Instalador o seu gestor, José Paulo Pinto, aponta que “tanto a Eficiência Energética como as Energias Renováveis são os pilares da política Energética Sustentável, tema amplamente discutido e cada vez mais presente na Tektónica, não só através da participação de novas empresas com soluções inovadoras e de relevância para as metas que Portugal se propõe atingir, como também na atividade mais académica e de investigação e cujas entidades reconhecem na Feira, o palco de excelência para a divulgação e partilha de conhecimentos”.
A sustentabilidade está também presente na estratégia definida pela Panasonic para o seu futuro. Equipamentos cada vez mais eficientes e que, simultaneamente, “proporcionem benefícios aos utilizadores e utilizem alternativas aos refrigerantes convencionais para garantir um menor impacto no meio ambiente". A prova do empenho da Panasonic e, projetar soluções eficientes e ecológicas para reduzir as emissões de CO2 é bem patente no nível de investimento em investigação e desenvolvimento - 6% das suas vendas líquidas anuais.
A par disso a sustentabilidade está, também, muito presente nos três dossiers desta edição. Como lembra a ADENE, numa época em que poupança e sustentabilidade são dois dos temas em discussão por parte dos cidadãos, os sistemas solares térmicos surgem cada vez mais como uma solução eficiente para a produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS). Sendo que, nos próximos anos, poderemos assistir a uma proliferação de soluções, com a expetativa de um rápido retorno do investimento.
As casas passivas são uma tendência em crescendo. Uma nova forma de encarar a construção, por forma a garantir uma boa qualidade do ar, conforto térmico (temperatura mínima 20°C e temperatura máxima 25°C) e inexistência de grandes variações térmicas. Na prática significa projetar uma habitação para atingir todos os requisitos de conforto, consumindo o mínimo de energia possível. A começar por um maior investimento em algo relativamente desconhecido em Portugal: o isolamento (a prova está nos elevados níveis de pobreza energética dos nossos edifícios). Uma tendência que implica mudanças não só no desenho e construção dos edifícios – principalmente ao nível dos materiais escolhidos – mas, e também, nos equipamentos de aquecimento e arrefecimento utilizados.
Ainda no campo da construção e a acompanhar o tema das alterações climáticas, torna-se essencial a definição e implementação de estratégias de digitalização e descarbonização das empresas do setor. Sem esquecer, claro, as práticas de sustentabilidade. Construção 4.0 e Economia Circular são termos – e definições – cada vez mais prementes. Numa fase em que o combate às alterações climáticas adquire um peso crescente o setor da construção não pode ficar indiferente. Seja pelo seu peso na economia, ou pelo seu contributo para as emissões de CO2.

REVISTAS

Hisense, S.L. Suc. PortugalVálvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    13/10/2025

  • Newsletter O Instalador

    06/10/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial