Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O Desgasificador Térmico Energest e o Impacto Ambiental

José Guedes, CEO e Fundador da Energest12/04/2023
Imagen

A presença de gases dissolvidos, particularmente o Oxigénio (O2) e o Dióxido de Carbono (CO2), na água de alimentação das caldeiras de vapor, causam rápidos processos de corrosão nos equipamentos e nas tubagens que constituem os sistemas geradores e utilizadores de vapor.

Baseando o seu funcionamento na Lei de Henry e na relação física entre a solubilidade dos gases e a temperatura, o Desgasificador Térmico Energest permite, como o próprio nome indica, separar e eliminar os gases dissolvidos na água de alimentação das caldeiras, nomeadamente o Oxigénio, cuja atividade corrosiva, do tipo “Pitting”, é particularmente violenta mesmo em reduzidas concentrações.
Imagen
Não existindo alternativa sustentável no que respeita à eliminação do CO2, cuja ação corrosiva tem maior impacto nos sistema de purga e redes de condensados, a alternativa a este processo físico de eliminação do Oxigénio dissolvido na água de alimentação de uma caldeira, é a sua captura mediante o doseamento de produtos químicos, isto é, a desgaseificação química, mas a adição de produtos químicos na água da caldeira tem por consequência a necessidade de aumentar a taxa de purgas, e esta, o correspondente acréscimo no consumo de combustível.
De facto, embora muitas vezes de impacto negligenciado, importa lembrar que esta opção, a desgaseificação química, constitui um não irrelevante custo de exploração, não tanto pelo custo do produto químico utilizado, mas porque, tomando para exemplo a produção de vapor a 10 barg com Gás Natural, pode dizer-se que a cada percentual de acréscimo de purga contínua corresponde idêntico acréscimo percentual no consumo de Gás Natural.
José Guedes, CEO e Fundador da Energest
José Guedes, CEO e Fundador da Energest
Por outro lado, a existência de um Desgasificador Térmico permite otimizar a não menos importante recuperação dos condensados, isto é, evitando o seu flash de expansão até à pressão atmosférica, recuperar quase integralmente a energia neles contida (calor latente e sensível) e a própria água tratada, o que por si só viabiliza geralmente o investimento na desgaseificação térmica.
Assim, reduzindo pela sua ação física a produção, utilização e manuseamento de produtos químicos, os efluentes resultantes e o consumo de energia térmica, hoje ainda maioritariamente produzida com combustíveis de origem fóssil, pode afirmar-se que a Desgasificação Térmica é uma forma útil e inteligente de reduzir o “Impacto Ambiental” das Centrais Térmicas, a nossa “Pegada ecológica”.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial