Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O variador de frequência é um elemento indispensável para alcançar a eficiência energética

Utilizar um variador de frequência adequado reduz os custos de manutenção

Redacção Interempresas05/05/2023

Um dos maiores custos das empresas nos processos de produção, é o consumo energético, que por vezes pode chegar a representar 60% destes custos. Por outro lado, também há que ter em conta a importância que a descarbonização do planeta está a assumir, o que significa um aumento da eletrificação. Todos estes fatores fazem com que seja indispensável para qualquer empresa ou organização utilizar um variador de frequência adequado às suas necessidades.

Efetuar uma gestão correta da energia pode implicar uma diminuição no consumo de eletricidade de cerca de 30% utilizando estes equipamentos, e se a isto se acrescentar uma utilização correta de um variador de frequência, então, isso ajuda a reduzir os custos de manutenção da empresa.

Como é que o variador de frequência contribui para a eficiência energética?

O variador de frequência torna-se essencial para a obtenção de uma correta eficiência energética em maquinaria e na utilização de processos industriais que têm como objetivo o controlo numa carga de par variável ou quadrático, como por exemplo, máquinas ou aplicações do tipo das bombas centrífugas e ventiladores.

No caso de um sistema de bombagem, caso se substituam os acionamentos de velocidade constante por um variador de frequência, é possível controlar a velocidade, a pressão e o caudal, características que são essenciais na produção e que bem controladas implicam uma poupança energética.

Os dados são essenciais, e ter acesso aos mesmos a todo o momento permite uma otimização da produção. Se a um variador de frequência se juntar a utilização de um software adequado, poderá conseguir-se um seguimento da energia que se está a utilizar a cada momento e com isso utilizar de forma mais eficiente esta energia.

Quando se inspeciona continuamente o ponto de trabalho da bomba, é possível chegar a conclusões sobre o funcionamento que se baseiam no BEP (Best Efficient Point), e o que é que isto implica? Que se podem identificar padrões de trabalho que são uma ajuda para a melhoria da eficiência e para a melhoria do rendimento na instalação. Caso se estipulem os parâmetros corretos será possível comparar os níveis de eficiência de cada bomba, e isto pode ser identificado com os KPI que indicam a medição do consumo específico de energia.

O variador de frequência Altivar 600 permite a monitorização em tempo real da produção de energia da bomba

O variador de frequência Altivar 600 permite a monitorização em tempo real da produção de energia da bomba.

O variador de frequência disponibiliza informação de valor da produção

Para que o variador de frequência se torne um aliado no que diz respeito à eficiência energética, tem de deixar de ser apenas um dispositivo passivo e estar ligado à comunicação industrial e, além disso, proporcionar dados de valor acrescentado à produção, e em tempo real.

Um exemplo de como deve ser o variador de frequência de uma produção industrial pode encontrar-se na gama Altivar da Schneider Electric. Qualquer modelo de variador de frequência desta gama proporciona valor acrescentado aos clientes, ajudando à redução dos custos destinados à energia, no mínimo, 30% e, ao mesmo tempo, melhora os ativos da produção. Isto deve-se ao facto de se tratar de um “novo conceito“ de variador de frequência que é conhecido como um variador ”Orientado para Serviços”. Para além dos dados do próprio variador, são colocados à disposição do pessoal dados de todo o sistema, evitando-se desta forma as paragens imprevistas até 25%.

Os modelos Altivar 600 e 900 incluem entre as suas características funções de “Stop & Go”, pelo que, o variador de frequência com o motor parado, caso esteja ligado à rede, permite uma poupança energética que pode chegar a 60%. Por outro lado, também é possível visualizar e registar os dados de potência de entrada consumida em vários formatos temporais.

Além disso, o modelo de variador de frequência Altivar 600 inclui uma curva hidráulica na qual são disponibilizados cinco pontos mais o ponto BEP (curva altura/caudal ou potência/caudal), sendo que isto proporciona uma visualização em tempo real de como a bomba está a trabalhar. Com esta característica do variador de frequência é possível atuar de forma rápida perante um estado de alarme (cavitação e/ou trabalho em seco).

Para além de todas estas novas funções proporcionadas pelo variador de frequência, há que juntar um software que permita um melhor sistema de gestão de motores. O Ecostruxure Motor Management Design, juntamente com o variador de frequência, poupa tempo ao utilizador no momento de calcular e tomar decisões relacionadas com a qualidade do arranque e a proteção do motor. Também é possível calcular e analisar a poupança energética gerada pelas aplicações como bombas centrífugas e ventiladores, em oposição a sistemas de gestão de motores sem controlo de velocidade.

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    29/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial