Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Duarte Cordeiro: intervenção no mercado da energia contribuiu para baixar inflação

12/05/2023
Afirmação do ministro do Ambiente e da Ação Climática foi proferida na Grande Cimeira do Fórum Sustentabilidade e Sociedade, em Matosinhos.
Imagen
A intervenção do Governo no mercado permitiu baixar os preços da energia, contribuindo também para baixar a inflação. Esta foi a conclusão proferida por Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, ontem em Matosinhos.

O ministro, que esteve presente na Grande Cimeira do Fórum Sustentabilidade e Sociedade, afirmou que “que a subsidiação só por si não deve ser um elemento de uma política energética”, acrescentando que “neste caso, teve um propósito muito significativo de desonerar as famílias portuguesas, desonerar a indústria portuguesa, e de contribuir para a redução da inflação”.

Segundo Duarte Cordeiro foi possível tomar as medidas “com uma combinação de várias soluções”, como a “intervenção Portugal - Espanha, que permitiu proteger aqueles que estavam desprotegidos e que estavam expostos ao mercado 'spot' [negociado instantaneamente], e que conseguiu reduzir o preço da eletricidade em cerca de 30 megawatt/hora”.

De referir que, ontem, o INE confirmou que a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) abrandou para 5,7% em abril, taxa inferior em 1,7 pontos percentuais à do mês anterior e a sexta desaceleração mensal consecutiva.

A taxa de inflação de abril é a mais baixa desde março de 2022, mês em que se situou em 5,3%.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    26/02/2024

  • Newsletter O Instalador

    19/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial