Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A comunicação como chave para a gestão eficiente de Comunidades de Energia

Carlo Gavazzi14/07/2023

As Comunidades de Energia destacam-se como uma alternativa viável para a gestão e distribuição de energia elétrica, principalmente em edifícios, indústrias e outras instalações com alta demanda energética.

Imagen

A crescente preocupação com as alterações climáticas tem levado a uma maior atenção para a eficiência energética. Com isso, surge a necessidade de medir e analisar os consumos energéticos, principalmente em edifícios, indústrias e outras instalações com alta demanda energética. Nesse contexto, as Comunidades de Energia destacam-se como uma alternativa viável para a gestão e distribuição de energia elétrica.

Maximizar a eficiência energética com soluções integradas

As Comunidades de Energia são formadas por um grupo de consumidores que compartilham a produção e o consumo de energia elétrica. Essa solução, além de possibilitar a geração e distribuição de energia renovável, é também capaz de reduzir significativamente os custos com energia elétrica.
Para a gestão e o controle dessas comunidades, é necessário um sistema de monitorização eficiente, capaz de agregar, processar e transmitir dados em tempo real.
As principais vantagens na procura de solução integrada de dados em Comunidades de Energia devem ser:

Flexibilidade: Adaptação a diferentes tecnologias e protocolos, permitindo a integração de diferentes dispositivos.

Facilidade de instalação: a instalação simples e rápida.

Conectividade: comunicação com diferentes dispositivos, como medidores de energia, inversores solares, sistemas de armazenamento de energia, entre outros.

Monitorização em tempo real: recolha e processamento de dados em tempo real, permitindo a monitorização e a tomada de decisões em tempo útil.

Análise de dados: análise e processamento de dados em nuvem, possibilitando a criação de relatórios e a identificação de tendências e padrões de consumo.

Economia de energia: controle e a gestão eficiente do consumo de energia, contribuindo para a redução de custos.

Segurança: protocolos de segurança que garantam a proteção dos dados.

Integração com outros sistemas: compatível com outros sistemas de automação e gestão de energia, permitindo a integração com diferentes soluções.

Escalabilidade: ser escalável, permitindo o aumento da capacidade de processamento de dados de acordo com a demanda.

Imagen
A Carlo Gavazzi, empresa líder em automação e soluções energéticas, apresenta a solução UWP3.0 como uma alternativa para essa necessidade.

A UWP3.0 é uma gateway agregadora de dados que permite a comunicação entre dispositivos diferentes e a transferência de dados para a nuvem. Essa solução é capaz de integrar diferentes tecnologias, como Modbus, BACnet, Modbus TCP/IP, Rest-API, MQTT e ainda ligação IoT, com certificado Microsoft Azure e compatíveis com Amazon AWS, entre outras, e consolidar os dados num único ponto de acesso.

Integração de dados: simplificando a gestão de Comunidades de Energia

A solução UWP3.0 da Carlo Gavazzi é uma ferramenta indispensável para a gestão eficiente de Comunidades de Energia.
A sua capacidade de agregação e análise de dados permite a integração de sistemas de energia renovável, sistemas de armazenamento de energia, medidores de energia elétrica, entre outros, garantindo a monitorização e controlo do consumo energético em tempo real.
Imagen
A solução UWP3.0 também possibilita a deteção de problemas na instalação, o que é fundamental para a manutenção e otimização do consumo energético. Com sua tecnologia inovadora e capacidade de análise de dados, a solução UWP3.0 da Carlo Gavazzi é uma escolha inteligente para as Comunidades de Energia que buscam maximizar a eficiência energética e reduzir custos com energia elétrica.

REVISTAS

Siga-nosChillventaSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/07/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial