Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Conforto Radiante RDZ by Caleffi

Caleffi05/09/2023
O sistema de piso radiante é sinónimo de conforto. Não só assegura a distribuição uniforme da temperatura no interior das casas, como, no verão, permite obter ótimos rendimentos térmicos e grande versatilidade de utilização.
Imagen
Fundada em 1978 e incorporada no Grupo Caleffi em 2005, a RDZ é uma empresa de excelência no panorama empresarial e líder em Itália no mercado dos sistemas de aquecimento e arrefecimento radiantes.
O seu objetivo contínuo é melhorar o conforto interior em edifícios residenciais, comerciais e industriais, seja para novas edificações seja para projetos de renovação.
De forma a otimizar os consumos energéticos e a garantir um elevado nível de conforto, a RDZ desenvolveu um sistema que integra quatro componentes fundamentais. Nasce assim o Sistema Comfort, uma tecnologia eficaz formada por quatro componentes que interagem entre si para difundir o clima perfeito em cada espaço: climatização radiante, unidade de tratamento de ar, bomba de calor e sistemas de controlo. Uma combinação de elementos cuidadosamente projetados para garantir um bem-estar interior que se sente na pele.

Climatização radiante: conforto térmico e eficiência energética

Aquecimento por piso radiante é sinónimo de conforto: a distribuição uniforme da temperatura no interior das casas ou escritórios cria uma agradável sensação de bem-estar físico e garante uma notável economia de energia com máxima liberdade de decoração, num ambiente saudável e limpo.

O sistema de piso radiante é uma ótima solução também para o arrefecimento no verão: é confortável, invisível, silencioso e permite obter ótimos rendimentos térmicos e grande versatilidade de utilização.

Atualmente, a RDZ oferece uma vasta gama de soluções para a climatização por piso radiante, suportada por vários tipos de sistemas isolantes com diferentes condutibilidades térmicas e espessuras, tratamento acústico adicional, espessura reduzida, sistemas naturais ambientalmente relevantes ou sistemas industriais para elevadas cargas específicas. As várias soluções adequam-se aos mais diversos usos e adaptam-se a múltiplas exigências.
Paralelamente ao aquecimento e arrefecimento por piso, desenvolveram-se outros tipos de instalação que utilizam a irradiação como método de emanação de calor nos espaços: as instalações de parede e teto. O “b!klimax” é o sistema RDZ de climatização radiante de teto e parede, ideal para espaços onde é indispensável manter uma condição de conforto em todas as estações. Apresentando uma baixíssima inércia térmica e rendimentos elevados, é integrado de modo invisível nos tetos ou paredes, permitindo utilizar todos os espaços disponíveis e melhorando a estética dos locais.

Tratamento de ar: clima agradável e ar puro todo o ano

Conforto também significa qualidade do ar, que frequentemente se obtém pela captação e insuflação de ar exterior (tratado) nos espaços interiores ocupados. Adicionalmente, o controlo da humidade relativa em espaços a arrefecer também é uma real necessidade pelo risco de condensações das superfícies, devido ao teor de água existente no ar.
A RDZ apresenta uma gama completa de equipamentos para ventilação com recuperação de calor efetiva superior a 90%, incluindo sistemas de compressão para controlo da necessidade de desumidificação, aquecimento e/ou arrefecimento, com integração de condensador a água para rejeição de energia. Em suma, um sistema de recuperação de calor de fluxos cruzados com sistema de compressão integral.
Promove assim, de forma centralizada, a qualidade do ar pela diluição dos poluentes, controlo de vapor de água no ar e apoio térmico de climatização, de forma eficiente e global.
Imagen

Sistemas de controlo: a inteligência de gestão

Uma instalação de climatização radiante inclui diversos subsistemas, devendo ter em consideração muitos parâmetros e possuir a capacidade de controlar vários “microclimas”. É evidente que apenas um sistema centralizado de controlo, capaz de manter todos os parâmetros, pode gerir esta multiplicidade de aspetos.
A nova solução da RDZ – o Sistema CoRe – foi desenvolvida para controlar os sistemas de aquecimento e arrefecimento radiantes bem como o sistema de tratamento de ar. Gere eficientemente desde a mais pequena instalação doméstica até às soluções mais complexas com múltiplas zonas e produção centralizada de energia.
A app dedicada está disponível para iOS e Android e permite controlar o sistema a qualquer momento a partir de smartphone, tablet ou computador.

Bombas de calor: toda a energia que vem da natureza

As bombas de calor ar/água de alta eficiência RDZ são capazes de levar ao interior dos nossos espaços uma energia limpa e renovável, para um ótimo conforto e elevado bem-estar. A utilização juntamente com sistemas radiantes melhora notavelmente a eficiência das bombas de calor, já que as temperaturas da água, mais baixas no inverno e mais altas no verão, requeridas pela instalação, e quando comparadas com os sistemas tradicionais, otimizam e aumentam a sua eficiência energética.
A gama RDZ encerra toda uma tecnologia integrada de produção de energia térmica para diferentes “consumidores” simultâneos, como sejam: o sistema de climatização, a AQS, a integração da captação solar térmica ou a duplicidade da fonte primária em função do tarifário energético ou das condições exteriores.

REVISTAS

VulcanoPanasonic: a tua casa poupa. O planeta também.SoliusBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    20/05/2024

  • Newsletter O Instalador

    13/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial