O ciclo de vida dos equipamentos elétricos e eletrónicos
Quando um equipamento deixa de funcionar ou de ter utilidade, antes de ser encaminhado para a reciclagem, devem ser consideradas outras opções como a reparação e a reutilização.
Os Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) são produtos caracterizados por uma mistura complexa de materiais e componentes que possuem elevado valor económico e grande potencial de incorporação em novos produtos.
O ciclo de vida dos EEE assume um caráter cada vez mais circular, permitindo valorizar da melhor forma estes equipamentos quando chegam ao seu fim de vida e seguem para o processo de reciclagem.
Naturalmente que, quando um equipamento deixa de funcionar ou deixa de ter utilidade, antes de ser encaminhado para a reciclagem, devem ser consideradas outras opções como a reparação e a reutilização.
Para rentabilizar a reciclagem dos resíduos de EEE, tanto económica como ambientalmente, é necessário maximizar a identificação de mais e melhores oportunidades nas cadeias de valor, para aproveitamento dos materiais e componentes resultantes desse processo.
A E-Cycle, enquanto entidade gestora do fluxo dos REEE, é responsável por proporcionar as condições técnicas e operacionais necessárias para concretizar a correta gestão destes resíduos em Portugal – recolha, transporte, armazenagem, triagem e tratamento, assegurando o cumprimento da legislação em vigor.
Uma vez que todo este processo inicia com a recolha e transporte dos REEE, a E-Cycle disponibiliza às empresas de todo o país o serviço de recolha. Assim como possui uma alargada e em constante crescimento rede nacional de pontos de recolha especializados – weeepontos - disponíveis ao público em geral.
Contacte-nos para geral@e-cycle.pt ou através do 220 503 226, e estará a contribuir para uma economia mais circular e, consequentemente, um planeta mais sustentável.