Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Otimização da eficiência energética nos edifícios: a importância dos sistemas de climatização e energia renovável

António Batalha |Gestor do Portal casA+, da ADENE – Agência para a Energia29/12/2023
A climatização é frequentemente responsável por uma parcela substancial do consumo de energia nos edifícios, pelo que a otimização dos sistemas de climatização é um fator crítico para garantir a eficiência energética
Imagen
A eficiência energética em edifícios é um tema de crescente importância num mundo que procura formas de reduzir o consumo de energia e mitigar os impactos das mudanças climáticas. A otimização da envolvente passiva (paredes, coberturas e janelas) desempenha um papel crucial e deve ter prioridade na minimização do uso de energia nos edifícios, mas nem sempre é fácil intervir e melhoria esses elementos dos edifícios. Nestes casos, os sistemas de climatização e as soluções de energia renovável oferecem uma abordagem dinâmica e complementar que pode ajudar a atingir os objetivos de eficiência energética.

O desafio dos sistemas passivos

Antes de aprofundarmos as soluções ativas de eficiência energética, é importante reconhecer a importância dos sistemas passivos. Isolamento eficaz, ventilação natural e escolhas adequadas de orientação solar podem melhorar significativamente o conforto térmico, na atenuação acústica e reduzir as necessidades de energia nos edifícios.
Mas nem todos os edifícios ou projetos permitem a implementação completa das soluções passivas. No caso concreto da reabilitação de edifícios existentes, existem por vezes limitações estruturais, arquitetónicas, regulamentares, de manutenção e de investimento, que tornam complexa a aplicação dessas medidas passivas em grande escala.

A importância da climatização eficiente

A climatização é frequentemente responsável por uma parcela substancial do consumo de energia nos edifícios. Portanto, a otimização dos sistemas de climatização é um fator crítico para garantir a eficiência energética. Existem várias estratégias para atingir esse objetivo:
  • Seleção de Equipamentos Eficientes: A escolha de sistemas de climatização com classificação energética superior, para além de ser um imperativo para o cumprimento da legislação nos novos edifícios, pode reduzir o consumo de energia e os custos operacionais associados. Adicionalmente, a combinação destes equipamentos com fontes de energia renovável (p.e painéis solares) será uma mais-valia para o desempenho do edifício.
  • Controlo Inteligente: A implementação de sistemas de controlo avançados, como sensores de presença, termostatos programáveis e integração de sistemas de automatização e controlo de edifícios (BMS - Building Management System), permite a adaptação das condições interiores às necessidades reais, evitando o desperdício de energia.
  • Manutenção Regular: A manutenção adequada dos sistemas de climatização garante que funcionem de maneira eficiente ao longo do tempo, evitando o desgaste precoce e os aumentos inesperados no consumo de energia.
Imagen

A energia renovável enquanto contributo indispensável

Além da eficiência dos sistemas de climatização, a integração de fontes de energia renovável pode ter um impacto positivo significativo na redução da pegada de carbono de um edifício. As soluções de energia renovável, como painéis solares fotovoltaicos e sistemas de energia eólica, podem gerar eletricidade limpa no local, reduzindo a dependência de fontes de energia convencionais e reduzindo os custos a longo prazo.

Capacitar Consumidores para um Futuro Sustentável

Num mundo onde a eficiência energética é um imperativo, é essencial que consumidores, instaladores e técnicos da área da climatização estejam preparados para tomar decisões informadas.
É importante notar que, além das estratégias discutidas, existem recursos que podem orientar e apoiar os consumidores no caminho para uma habitação mais eficiente energeticamente. O Portal casA+ (https://portalcasamais.pt/) da ADENE é uma dessas ferramentas essenciais.
O Portal casA+ é, enquanto balcão único digital, referenciado na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE) e na Recomendação (UE) 2019/786 orientadora da transposição da Diretiva Europeia do Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD). Surge também enquanto requisito para inscrição das empresas fornecedoras para serem elegíveis em várias tipologias de financiamento pelo Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis (PAEMS), do Fundo Ambiental. Oferece informações e recursos, para permitir que os consumidores pesquisem e selecionem quais as soluções mais adequadas às suas necessidades específicas. Com uma interface intuitiva e dados atualizados, o casA+ facilita e agiliza a tomada de decisão informada dos proprietários registados que queiram melhorar a eficiência energética da sua casa.
Enquanto sociedade, estamos cada vez mais conscientes que a eficiência energética em edifícios não é apenas uma tendência, mas uma necessidade premente. À medida que avançamos para um futuro mais sustentável, é essencial que todos desempenhem um papel ativo na redução do consumo de energia e na adoção de soluções mais ecológicas e eficientes. Ao fazê-lo, não apenas economizamos recursos preciosos, mas também criamos lares mais confortáveis e económicos.
Portanto, não subestimemos o poder das escolhas que fazemos em relação aos sistemas de climatização e energia renovável em nossas casas. Com as ferramentas certas, o conhecimento adequado e boas soluções e empresas, podemos alcançar a eficiência energética e contribuir para um futuro mais sustentável.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial