Em simultâneo decorre o Segurex - Salão Líder em Portugal da Protecção, Segurança e Defesa.
Ao longo de três dias, a FIL volta a ser o ponto de encontro destes sectores e palco para a apresentação ao mercado das principais novidades e soluções. Os dois eventos ocupam os pavilhões 3 e 4 da FIL numa área de cerca de 20.000 m2 e contam com a presença de diversas empresas líderes de mercado.
O programa do evento conta com mais de 20 conferências e apresentações, cerca de 65 oradores, cujos temas em análise incluem os desafios das cidades inteligentes e sustentáveis. São esperados cerca de 10.000 participantes, entre os quais se destacam mais de 140 autarcas.
A sessão de abertura da conferência “Autarquias, Empresas e Cidadãos”, será presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e conta com a intervenção de Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Martin Vavrek, chief digital officer, City of Bratislava, entre outros.
A cerimónia de entrega de Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques será após a conferência e irá destacar propostas inovadoras e práticas inteligentes em Comunidades Intermunicipais, Municípios nacionais e Juntas de Freguesias.
No dia 11, das 11h00 às 11h30, a conferência “Energylive: A Transição Energética e a Reindustrialização Sustentável da Economia Portuguesa” terá inicio com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.
De destacar ainda o debate de temas que marcam a atualidade do sector, entre os quais a “Neutralidade Carbónica”, “Inteligência Artificial aplicada às Smart Cities”, “O Digital ao Serviço da Saúde: da Telemedicina à Medicina ao Domicílio - Necessidades e Oportunidades a Nível Local”, “Acqualive: Smart Water – As TIC ao serviço do sector, entre outros (programa completo em https://portugalsmartcities.fil.pt/conferencias-2023/).
Durante o primeiro dia de realização, a programação conta com a análise dos “Grandes desafios político-militares mundiais do futuro em matéria de Defesa e Segurança e o seu impacto na ciência, na investigação e no ensino”, das 10h30 às 17h45.
Os “Desafios para a Segurança e Defesa no ciberespaço – Protecção de Infraestruturas Críticas” é o segundo tema em destaque que terá lugar na conferência de dia 11 de outubro, das 11h00 às 13h00. Seguindo-se do debate da “Cooperação no reforço das capacidades de Protecção e Segurança”, das 15h15 às 17h00.
As conferências do último dia do evento serão dedicadas ao “Enquadramento do comércio internacional em matéria de Segurança e Defesa: Oportunidades e sua contextualização”, das 10h00 às 12h30.
Durante o evento, as várias entidades oficiais que marcam presença, entre as quais a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Liga de Bombeiros Portugueses, organizam também um conjunto de atividades e demostrações que evidenciam as práticas realizadas no âmbito da segurança e da proteção.
O Portugal Smart Cities Summit (Pavilhão 4) e o Segurex (Pavilhão 3) estão abertos ao público e profissionais entre as 10h00 e as 19h00, na FIL – Parque das Nações.
Todas as informações sobre os eventos em www.portugalsmartcities.fil.pt e www.segurex.fil.pt.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal