Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Seminário "O futuro das instalações elétricas e telecomunicações” reuniu especialistas e entidades do setor em Lisboa

21/11/2023

Entre as conclusões do evento destaque para a necessidade da criação de regulamentos claros e atualizados será fundamental para garantir a harmonia entre inovação e segurança no setor. A par disso as empresas precisarão se manter competitivas acompanhando os avanços tecnológicos, investindo em formação e desenvolvendo soluções seguras e eficientes

Imagem IEP - Mesa Redonda Seminário “Futuro das instalações Elétricas e das Telecomunicações”
Imagem IEP - Mesa Redonda Seminário “Futuro das instalações Elétricas e das Telecomunicações”

O Instituto Electrotécnico Português (IEP) organizou, nas instalações do IAPMEI em Lisboa, o Seminário "O Futuro das Instalações Elétricas e Telecomunicações" no dia 7 de novembro pelas 14h30. O evento contou com a presença de especialistas e principais representantes das Entidades do Setor, com o objetivo de debater os principais desafios e tendências do setor em Portugal.

Entre os participantes do seminário estiveram presentes Fernando Martins, da ENSE - Entidade Nacional para o Setor Energético, Pedro Carreira, representando a E-Redes, Gil Maltez e Jorge Ribeiro do IEP, assim como Raúl Simplício da Gestvolt, todos especialistas reconhecidos no setor.

Durante o evento, foram discutidos diversos temas relevantes relacionados ao futuro das instalações elétricas e telecomunicações em Portugal. O avanço tecnológico e as novas regulamentações do setor foram alguns dos temas em destaque, que permitiram uma perspetiva abrangente sobre as tendências e desafios do setor no país.

A Mobilidade foi também um tema em debate com a incursão pela certificação das infraestruturas para carregamento de veículos elétricos, atuais requisitos legislativos, técnicos e de segurança dos PCVE estiveram em destaque.

A Transição Energética em vigor também foi abordada, destacando-se a importância da eletrificação crescente da sociedade como uma consequência direta dessa transição.

Um dos pontos de discussão importantes foi a necessidade de atualização e criação de legislações adequadas para o setor. Com a crescente digitalização e automação, os participantes enfatizaram a importância de regulamentos claros que abordem questões de segurança, eficiência energética e interoperabilidade. Um diálogo constante entre o setor público e privado também foi apontado como fundamental para o estabelecimento de normas coerentes e alinhadas com os avanços tecnológicos.

Além disso, a execução de infraestrutura de telecomunicações foi destaque durante o seminário. Com a crescente demanda por conectividade e o esperado aumento no número de dispositivos conectados, os especialistas ressaltaram a importância de uma infraestrutura robusta e avançada. Foram também exemplificados alguns erros de execução das ITED que colocam em causa a sua qualidade e o cumprimento de requisitos legais.

Depois da intervenção dos oradores, dedicou-se cerca de uma hora a um momento de mesa redonda: os oradores responderam a diversas questões colocadas pelos participantes do seminário.

Em resumo, o seminário sobre o futuro das instalações elétricas e telecomunicações em Portugal proporcionou uma visão clara dos principais desafios e oportunidades técnicas e legislativas que o setor enfrentará nos próximos anos. As empresas precisarão se manter competitivas acompanhando os avanços tecnológicos, investindo em formação e desenvolvendo soluções seguras e eficientes. Além disso, a criação de regulamentos claros e atualizados será fundamental para garantir a harmonia entre inovação e segurança no setor.

REVISTAS

ChillventaProfei, S.L.Siga-nosSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    08/07/2024

  • Newsletter O Instalador

    01/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial