Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

REHAU fornece a Adega de Santo António com soluções de climatização eficientes

13/12/2023
Instalação de sonda verde RAUGEO Pe-Xa e o sistema RAUGEO RAUTHERM SPEED com controlo Nea Smart 2.0 permitiu reduzir o consumo de energia em 60MWh/ano (-48%). Quanto às emissões de CO2 foram reduzidas em 21,8 tCO2.
Imagen
Os edifícios e a sua construção têm um impacto significativo no ambiente. De acordo com o Worldwatch Institute, os edifícios consomem 40% da energia mundial por ano. Por conseguinte, é essencial desenvolver uma estratégia sustentável que tenha em conta o impacto ambiental, social e económico dos edifícios, o que implica o desenvolvimento de novas tecnologias para conceber, avaliar, utilizar e reciclar a arquitetura, a engenharia e a economia.

A adega de Santo António está localizada na região do Alto Douro Vinhateiro (ADV), ao longo do rio Douro, no norte de Portugal, e a paisagem circundante faz parte da área do Património Mundial da UNESCO. O proprietário, o engenheiro de projeto João Sousa e o arquiteto Sérgio Rebelo confiaram nas soluções eficientes e na tecnologia da REHAU para reduzir o impacto ambiental da adega. Concretamente, foram instaladas a nova e inovadora sonda verde RAUGEO Pe-Xa e o sistema RAUGEO RAUTHERM SPEED com controlo Nea Smart 2.0.

O sistema RAUGEO aproveita o potencial da energia geotérmica, utilizando a temperatura armazenada no solo para aquecer ou arrefecer os espaços das caves. Graças a esta tecnologia sustentável, é garantida uma temperatura óptima durante todo o ano, sem depender de combustíveis fósseis e minimizando o impacto ambiental e visual.

A caraterística especial das sondas geotérmicas verdes RAUGEO PE-Xa, que é o facto de serem constituídas por um tubo contínuo de polietileno reticulado, sem cortes nem soldaduras dentro do furo e de na extremidade se encontrar o pé da sonda com um invólucro especial fabricado em resina de poliéster reforçada com fibras de vidro para evitar danos durante a inserção da sonda no furo. Esta é a base de sonda mais segura do mercado e a REHAU oferece uma garantia de 10 anos tanto para o material como para o furo.

Para uma distribuição eficaz do calor e do arrefecimento, foi também utilizado o sistema RAUTHERM SPEED com painel de isolamento Rautherm Speed 30-2. Esta solução da REHAU destaca-se pela sua eficiência, segurança e elevada qualidade, uma vez que distribui uniformemente o calor ou o frio para criar diferentes zonas de conforto, conseguindo ao mesmo tempo uma elevada poupança de energia.

O NEA SMART 2.0, o termóstato ambiente que impressiona não só pela sua tecnologia de ponta, mas também pelo seu design minimalista ta e atrativo, pela facilidade de utilização e pelas inúmeras funções inteligentes, é responsável pela gestão da climatização da adega. É a solução completa perfeita para um controlo eficiente e funcional da temperatura e da humidade, uma vez que incorpora tecnologia avançada que facilita a sua utilização através de uma aplicação dedicada.

Graças à aplicação destas soluções eficientes, foi possível reduzir significativamente o consumo de energia. O consumo de energia foi limitado em 60MWh/ano (-48%) e as emissões de CO2 foram reduzidas em 21,8 tCO2.

A instalação destas soluções permitiu que a adega de Santo António ganhasse vários prémios de arquitetura, nomeadamente os prémios anuais “Jury Winner“e”Popular Choice Winner“na categoria Unbuilt Hospitality dos A+ Awards, atribuídos pela revista Architizer, e o prémio”World Architecture Festival“na categoria”Leisure-Led Development: Future Projects”. No domínio da sustentabilidade, foi ainda distinguido com o prémio de honra para o projeto de construção mais sustentável, atribuído pelo BUILTCOLAB (Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro).

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial