Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Portugal supera em 159,6% meta de eficiência energética para 2023

27/12/2023
Dados constam do 14º e 15º relatório de progresso do Plano de Poupança de Energia da ADENE.
Imagen
A ADENE publicou os últimos relatórios do Plano de Poupança de Energia 2022-2023. O documento referente a novembro (15º relatório) revela que os consumos de gás natural registaram uma redução de 21,7, face à média histórica dos últimos cinco períodos homólogos (meta do “Regulamento do Gás” era de 15% até março 2023).

O documento revela ainda que Portugal superou em 159,6% a meta de eficiência energética estabelecida para 2023. Entre agosto de 2022 e novembro de 2023, o consumo global de gás em Portugal registou uma redução de 21,7%, face à média histórica dos últimos cinco períodos homólogos. O decréscimo fez-se sentir fortemente na vertente de consumo convencional, com uma redução de 23,1%, ao passo que na componente de consumo devido à produção de energia através das centrais termoelétricas foi verificado uma diminuição de 19,5%.

No setor dos centros comerciais, o consumo de gás natural e de energia elétrica também registou reduções significativas, de 39,7% e 12,9%, respetivamente.

No que concerne à eficiência hídrica, o relatório indica que o consumo de água nos centros comerciais diminuiu 2,2%. No caso das entidades gestoras (EG) de serviços de água, o consumo de energia médio por volume de água faturada reduziu-se 3,4%.

A potência instalada por tecnologia fotovoltaica na Rede Nacional de Transportes de Eletricidade (RNT) situa-se a 3,4% da meta traçada até ao final do ano 2023.

O relatório aponta que, no âmbito dos avisos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as medidas implementadas encontram-se a 41,2% da meta traçada até ao final do ano 2023.

Isto significa que, em Em termos de formação e capacitação, foram realizadas 72 ações até ao final de junho, que abrangeram cerca de 1.177 pessoas. No que diz respeito à comunicação e sensibilização, foram realizadas 214 ações até ao final de junho, que abrangeram cerca de 2.800.338 pessoas.

Já, segundo o 14º relatório de progresso do PPE, entre agosto de 2022 e outubro de 2023, o consumo global de gás em Portugal registou uma redução de 20,8%, face à média histórica dos últimos cinco períodos homólogos.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial