Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

EDP Renováveis: primeiro projeto híbrido eólico-solar de Espanha

17/01/2024
Localizado em Santa María del Cubillo, na província de Ávila, na zona central do país, o parque eólico "Cruz de Hierro" possui 22 turbinas eólicas, uma capacidade instalada de 14,5 MW e está em operação desde 2000
Imagen
A EDP Renováveis coloca em operação o primeiro projeto híbrido eólico-solar de Espanha, conectando-o, com sucesso, à rede.

Localizado em Santa María del Cubillo, na província de Ávila, na zona central do país, o parque eólico “Cruz de Hierro” possui 22 turbinas eólicas, uma capacidade instalada de 14,5 MW e está em operação desde 2000. Agora, com mais de 25.000 painéis solares fotovoltaicos bifaciais instalados no mesmo local, o complexo aumentará significativamente a produção de energia renovável naquele local, com uma capacidade instalada combinada de 28,75 MW. Juntos, os projetos irão produzir mais de 58 GWh de eletricidade por ano, energia que seria suficiente para abastecer o equivalente a mais de 17.000 casas por ano.

A EDP Renováveis refere que, em junho, a EDPR tinha sido a primeira empresa em Espanha a receber autorização do IDAE (acrónimo espanhol para Instituto para a Diversificação e Economia de Energia) para ligar à rede um parque híbrido que combina estas duas tecnologias. A empresa aponta que, ao adicionar a energia solar a um projeto eólico em operação, está a acelerar a transição energética daquela região, passando a evitar mais de 24.000 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à captura de mais de 40.000 árvores adultas.

A EDP Renováveis afirma que conectar à rede o primeiro parque híbrido de Espanha é mais um avanço no setor elétrico do país, pois maximiza a produção de energia renovável no mesmo ponto e permite alcançar mais rapidamente as metas de transição energética. A hibridização de projetos em operação promove a complementaridade de fontes de energia, e quando uma fonte está inativa devido a uma possível falta de recursos naturais, a outra pode garantir energia e contribuir para a estabilidade da eletricidade fornecida à rede, uma das principais preocupações do setor.

Com este projeto a EDP Renováveis torna-se a primeira empresa a lançar projetos com tecnologias híbridas em Portugal, Espanha e na Polónia. A empresa refere que espera colocar outros dois parques híbridos em operação em Espanha nos próximos meses e que possui mais de 15 projetos de hibridização eólica-solar em desenvolvimento. Estes devem adicionar mais de 230 MW de capacidade renovável a Espanha nos próximos anos.

Até 2026, a EDP pretende investir 25 mil milhões de euros no desenvolvimento e implementação de energias renováveis em todo o mundo, dos quais 40% são destinados à energia eólica em terra e outros 40% à energia solar em grande escala. Espanha continua a ser um mercado estratégico para a EDP, onde a empresa tem uma capacidade instalada de quase 2 GW entre energia solar e eólica, 444 MW em energia hídrica e onde a EDP está também a desenvolver projetos de hidrogénio verde.

Sobre esta operação Miguel Stilwell d'Andrade, CEO da EDP, afirma que “colocar em operação o primeiro projeto híbrido de Espanha reforça o nosso compromisso em desenvolver projetos pioneiros de energia limpa de maneira eficiente e sustentável num mercado-chave para a EDPR. Depois de implementar projetos semelhantes em Portugal e na Polónia, estamos satisfeitos por poder trazer soluções diferenciadoras para a transição energética espanhola”.

REVISTAS

Profei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial