Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ADENE: o setor dos edifícios está a descarbonizar, mas é necessária mais reabilitação energética

30/01/2024
5.º Relatório de Progresso do Grupo de Coordenação da ELPRE destaca a urgência de aumentar os investimentos na reabilitação energética de edifícios.
Imagen

Nos últimos anos o consumo de energia primária e as emissões de CO2 do setor dos edifícios registou, segundo a ADENE, uma queda. No entanto a Agência para a Energia aponta que é necessário reforçar o investimento na reabilitação energética para atingir todos os objetivos definidos para 2050.

Esta trajetória rumo à descarbonização, refere a ADENE, resulta do atual mix energético e de alguns esforços ao nível da reabilitação energética do parque edificado nacional. Os resultados obtidos podem sofrer alguns ajustes nos próximos anos uma vez que foram afetados por um conjunto de fatores, nos quais se englobam a alteração dos padrões de consumo devido à pandemia COVID-19, as alterações a montante na produção de energia, o fim do uso do carvão no sistema electroprodutor e os aumentos generalizados dos preços da energia, consequência também da guerra na Ucrânia.

Os dados constam do 5.º relatório de progresso de monitorização da Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE), que indica que o consumo de energia primária no setor dos edifícios reduziu cerca de 4,2%, tendo as emissões de CO2 diminuído 44,1%, enquanto a percentagem de área de edifícios renovados com enfoque na eficiência energética, estima-se estar próxima apenas dos 2%, face a 2018. O relatório alerta ainda para a necessidade de se reforçar o investimento na reabilitação energética dos edifícios e refere que este sector continua a ser responsável por 33% do consumo de energia final e por cerca de 18% das emissões totais de GEE.

A ELPRE estabeleceu nove objetivos a serem atingidos até 2050, entre eles a redução de 34% do consumo de energia primária, o aumento de 63% de produção de energia renovável localmente e a redução de 77% das emissões de GEE. Para atingir os objetivos de descarbonização até 2050, o Grupo de Coordenação da ELPRE recomenda a implementação de um conjunto de medidas, incluindo:

- Melhorar a informação disponível sobre o parque edificado;

- Reforçar e criar mais mecanismos financeiros e benefícios fiscais com vista à renovação e eficiência energética;

- Criar um plano de ação específico para a reabilitação do parque de edifícios da Administração Pública;

- Criar um plano de ação para concretizar as ações previstas nos eixos de atuação da ELPRE em preparação.

REVISTAS

Profei, S.L.VulcanoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    26/02/2024

  • Newsletter O Instalador

    19/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial