Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ADENE é parceira de projeto europeu contra pobreza energética

14/02/2024

A ADENE - Agência para a Energia juntou-se ao projeto europeu SaveEnergyTogether com o objetivo de mitigar os efeitos da pobreza energética. Braga é a área piloto em Portugal.

Imagen

A Adene - Agência para a Energia anunciou fazer parte do projeto europeu SaveEnergyTogether que tem como objetivo identificar, estudar e fomentar a implementação de medidas de poupança de energia que potenciem o princípio da ‘prioridade à eficiência energética’, com principal foco nos cidadãos em situação de vulnerabilidade económica e pobreza energética, explica em comunicado.

O projeto europeu SaveEnergyTogether - Boosting Joint Emergency Energy Efficiency 1st Interventions arrancou a 1 de janeiro do corrente ano. Nos Estados-membros representados (Portugal, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Lituânia) foram identificados territórios piloto para o desenvolvimento de planos de ação visando a implementação de medidas de poupança de energia, comportamentais ou de baixo custo. Em Portugal a área escolhida foi o município de Braga. ‘A ADENE terá um papel preponderante na identificação de novos métodos de análise custo/benefício que visam suportar a definição e adaptação de medidas de poupança de energia que se pretende que venham a integrar os planos de ação para cada um dos territórios piloto’, sublinha a agência.

Braga é a área piloto em Portugal - Imagem de elrutitas, por Pixabay
Braga é a área piloto em Portugal - Imagem de elrutitas, por Pixabay

Na operacionalização do plano de ação no município de Braga, a ADENE dinamizará também várias atividades, "nomeadamente ações de informação, que sirvam de alavanca para a aplicação das medidas de poupança de energia custo-eficazes, promovendo o envolvimento de vários atores relevantes no município".

O SaveEnergyTogether está alinhado com a recente Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050. Neste âmbito irá dinamizar ações relacionadas com alguns dos desígnios da Estratégia, nomeadamente no âmbito da criação dos “Espaços Cidadão Energia” e de outras estruturas relevantes no contexto nacional.

O projeto está igualmente enquadrado com o Plano Nacional Energia Clima 2030, designadamente com a medida de ação 8.2.5., “promover e apoiar estratégias locais de combate à pobreza energética”, com foco no território piloto, e o seu potencial de replicação a outras zonas do território nacional.

O SaveEnergyTogether é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia e a reunião de arranque decorreu a 16 e 17 de janeiro de 2024, em Viena, organizada pela congénere da ADENE e líder do projeto, a Agência Nacional de Energia Austríaca.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial