Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A importância dos ensaios de estanquidade em luminárias

Jorge Pacheco, Técnico de Inspeção e Ensaios do IEP03/04/2024

Os ensaios de estanquidade, ao avaliar a resistência às poeiras, corpos sólidos e à humidade das luminárias, são essenciais para garantir a qualidade e segurança desses dispositivos.

Imagem da autoria e cedida por Jorge Pacheco, realizada durante um ensaio de estanquicidade no IEP
Imagem da autoria e cedida por Jorge Pacheco, realizada durante um ensaio de estanquicidade no IEP.

No atual panorama do setor elétrico, as luminárias desempenham um papel fundamental tanto em ambientes internos como externos. Porém, para garantir um funcionamento adequado e duradouro, em alguns casos é necessário garantir a estanquicidade desses equipamentos. Os ensaios de estanquidade, ao avaliar a resistência às poeiras, corpos sólidos e à humidade das luminárias, são essenciais para garantir a qualidade e segurança desses dispositivos.

A Estanquidade e seus benefícios

A estanquicidade é definida como a propriedade de um equipamento de impedir a entrada de substâncias estranhas, como poeira, água, óleo, entre outras.

Quando falamos de luminárias, essa propriedade torna-se crucial devido ao local onde estas serão instaladas, havendo necessidade de desenvolver mecanismos de proteção contra intempéries e outros fatores ambientais.

Postes de eletricidade no deserto
Postes de eletricidade no deserto.

Os ensaios de estanquicidade em luminárias, segundo as normas EN 60598 e EN 60529, são capazes de determinar o grau de proteção que uma luminária oferece. O resultado desses ensaios é expresso pela sigla “IP” seguida de dois dígitos. O primeiro dígito indica a proteção das pessoas contra os contatos ou aproximação de partes sob tensão e contra os contatos com peças em movimento dentro do involucro e a proteção do equipamento contra a penetração dos corpos sólidos estranhos, enquanto o segundo indica a proteção do equipamento no interior do involucro contra os efeitos nocivos da penetração de água. Os valores variam de 0 a 6 para o primeiro dígito, sendo 0 inexistência do grau de proteção e 6 o nível de proteção mais elevado. No caso da penetração da água os valores variam de 0 a 9 sendo este o mais elevado.

Chuvas intensas

Chuvas intensas.

Os ensaios de entrada de poeira, objetos sólidos e humidade especificados nas Normas das Luminárias não são todos idêntico aos ensaios da Norma IEC 60529 devido às características técnicas das luminárias.

Graus de Proteção IP nas Luminárias (tabelas retiradas da Norma IEC 60598-1)

Imagen
Imagen
Os graus de proteção IP20 ao IP68 são amplamente utilizados no segmento de iluminação tendo estes um papel fundamental na especificação de luminárias para diferentes tipos de instalação.

Considerações finais

Os ensaios de estanquidade em luminárias são essenciais para garantir a segurança e eficiência desses equipamentos. A especificação correta dos graus de proteção IP garante que a luminária será capaz de suportar as condições ambientais e desempenhar sua função de maneira adequada.

Ao selecionar uma luminária, é imprescindível considerar as necessidades específicas de cada projeto e escolher o nível de estanquidade adequado. Isso não apenas garantirá a durabilidade e o bom funcionamento dos equipamentos, mas também ajudará a evitar custos desnecessários com a sua manutenção e substituição prematura.

Em suma, a importância dos ensaios de estanquidade em luminárias está diretamente relacionada à sua capacidade de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e protegido contra as condições ambientais adversas. É fundamental contar com produtos que tenham sido rigorosamente ensaiados de acordo com a respetivas Normas, oferecendo segurança e tranquilidade aos clientes.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial