Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Formação: pilar do crescimento do setor das Instalações Técnicas Especiais em Portugal

Celeste Campinho, Presidente da AIPOR - Associação dos Instaladores de Portugal25/03/2024
Em 2024, e num ano marcado por alguma incerteza política e económica, o setor da Construção, bem como o segmento das Instalações Especiais, irão igualmente continuar a crescer e a contribuir para o PIB nacional. A formação, essa, é cada vez mais importante e exigente.

É sabido que o setor das Instalações Técnicas Especiais tem sido muito importante no contexto da economia portuguesa e tem registado uma evolução positiva na última década no país, sedimentado pelo desempenho da Construção e Obras Públicas.

Este dinamismo coloca constantes desafios ao setor, mas também às empresas que, de um modo geral, têm sabido adaptar-se às diversas conjunturas económicas e às necessidades de sustentabilidade e eficiência cada vez mais prementes.

É, pois, neste contexto, que se têm colocado exigências na formação, com a necessidade de recrutamento de pessoal especializado para que seja possível cumprir requisitos de qualidade e regulamentares cada vez mais imperativos.

A qualificação tem de ser um dos principais objetivos das empresas. A AIPOR tem-no referido inúmeras vezes nos últimos anos. E é essencial que as empresas consigam contornar as imensas dificuldades, seja de recrutamento, seja de mobilização dos mais jovens para o setor, evitando assim a indesejada fuga de cérebros para o estrangeiro.

A formação base é fundamental, mas depois é preciso ter em conta diversos fatores, como por exemplo, a adaptação e acompanhamento das legislações, nacional e comunitária, e a permanente formação que complementa a base de carreira. Além disso, a capacidade das empresas em acompanharem o trabalho dos seus profissionais nos projetos, torna-se decisiva, pois é no terreno que se identificam dificuldades e se percebe onde é necessário atuar e intervir.

Depois, urge dar resposta às necessidades de cada momento e saber quando e como reforçar a formação dos quadros e reorientar os profissionais.

A Certificação dos técnicos é outro ponto muito importante e que valida a qualidade e a confiança das empresas em todos os processos, projetos e obras, desde o diagnóstico, instalação e manutenção.

Tal como já o reafirmámos antes, a AIPOR insiste também na importância de reforçar os CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais, criados em 2014/2015, uma oferta formativa ministrada pelo Ensino Superior Politécnico, com uma componente prática que inclui um período de trabalho em contexto de empresa. Uma mais-valia profissional que poderá ser um excelente complemento para formandos/trabalhadores e para as empresas.

Mão-de-obra

Apostar na formação é acautelar o futuro do setor! Empresas e profissionais devem ter esta ideia bem presente sempre, sobretudo num momento em que tecnologicamente tudo acontece num ápice e a necessidade de estar em constante acompanhamento do mercado é crucial.

A malograda falta de mão-de-obra especializada continua  a ser um enorme constrangimento à atividade. É um problema que assola o setor há já bastante tempo e continua a afetar severa e transversalmente a Construção no seu todo.

Este problema exige que se reforce a ligação entre o ensino e as empresas, bem como, deve ser fomentada a interligação entre as necessidades efetivas das empresas e a oferta formativa existente no país. Sem essa mão-de-obra técnica, especializada e capaz, continuamos à mercê do potencial que temos no setor. É fundamental reter talentos e atrair profissionais competentes. Só assim seremos capazes de dar resposta a desafios diários e exigentes!

Celeste Campinho, Presidente da AIPOR - Associação dos Instaladores de Portugal
Celeste Campinho, Presidente da AIPOR - Associação dos Instaladores de Portugal

A importância da Formação para a AIPOR

A AIPOR está ciente das suas responsabilidades e, muito particularmente, da importância de contribuir para a formação e credenciação das equipas de trabalho dos seus associados.

Assim, em parceria com entidades acreditadas, os nossos associados têm acesso a formação que responde à heterogeneidade das necessidades dos vários subsetores que representamos. Temos, há largos anos, estabelecidos diversos protocolos com entidades formadoras, acreditadas pela DGERT - Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, de forma a obter uma abrangência nacional.

A AIPOR tem condições especiais para os associados em vários Centros de Formação. Contacte-nos:

Telefone: (+351) 22 094 30 30

E-mail: geral@aipor.pt.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial