A OBO Bettermann apresenta um produto – as Calhas Metálicas LKM – que, segundo a empresa formam um sistema fechado que permite uma instalação fácil e protegem de forma fiável os cabos de máquinas e sistemas contra cargas mecânicas e sujidade.
Protetores – instalação simples e rápida:
Os protetores do sistema LKM foram otimizados e podem ser facilmente instalados, mesmo que as calhas já tenham sido montadas ou que já estejam equipadas com cabos. Estes protetores, produzidos com material livre de halogéneo, caraterizam-se pelo seu design elegante e pela simplicidade na sua instalação.
Calhas metálicas para todos os desafios:
Disponíveis em 10 tamanhos diferentes de calhas, em dois acabamentos de superfície (FS – galvanização pelo método Sendzimir e FSK – galvanização pelo método de Sendzimir e revestimento plástico branco puro) e em todas as cores RAL, o sistema LKM adapta-se facilmente a diferentes necessidades técnicas de projeto e a diversos ambientes de instalação.
Instalação prática:
As calhas metálicas LKM são complementadas por acessórios e componentes, como protetores e topos que permitem a montagem horizontal, de parede e teto, tornando o sistema ainda mais flexível.
A ligação equipotencial, entre a tampa e a base e entre os comprimentos de calhas, é garantida sem a utilização de cabos de ligação adicionais, o que se traduz numa maior facilidade de montagem e proteção eficaz.
Proteção e manutenção de funções:
As calhas LKM são especialmente adequadas para guiar e proteger cabos e fios, mas também para a manutenção de funções. As calhas do tipo LKM 20030 e 60100 foram testadas como encaminhamento específico para cabos em manutenção de funções, conforme a DIN 4102 Parte 12.
Pensadas ao pormenor:
Os detalhes de montagem das calhas metálicas LKM foram cuidadosamente pensados e desenvolvidos tornando-as extremamente fiáveis na disposição de cabos e fios:
• O protetor é inserido nas extremidades abertas das calhas LKM evitando danos nos cabos;
• Os protetores asseguram uma flexibilidade adicional, uma vez que podem ser facilmente instalados, mesmo que a calha já tenha sido montada e equipada com cabos;
• O separador é inserido nas patilhas da base garantindo a ligação equipotencial sem meios auxiliares adicionais;
• O grampo para a calha é inserido na perfuração sequencial da base e depois encaixado no contorno da tampa;
• A união, após a montagem das calhas LKM, é encaixada a partir do interior das peças a ligar, garantindo a ligação equipotencial entre estas duas peças;
• O contorno especial da tampa garante uma ligação equipotencial segura entre a base e a tampa.
• A ligação à terra ocorre através de uma patilha de ligação na base.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal