O Instituto Electrotécnico Português (IEP) disponibiliza, no próximo 14 de março, a formação sobre Inspeção e Certificação de postos de carregamento de veículos elétricos. Como refere o Instituto, e no âmbito das instalações especiais destacam-se as instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos em corrente alternada. Área que, nos últimos anos, registou um grande desenvolvimento. E que é hoje alvo de enquadramento específico nomeadamente no quadro da Diretiva 2014/94/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de outubro de 2014, relativa à criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos.
Face a esta situação e à contínua evolução técnica dos documentos de normalização internacional que estiveram na base das RTIEBT, torna-se, segundo o IEP, imprescindível proceder a uma atualização sustentada da informação, permitindo, nomeadamente, a inclusão de disposições de segurança para instalações especiais, que não estavam cobertas pelas regras técnicas anteriormente aprovadas.
Neste seguimento sobre a nova legislação das Instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos em corrente alternada, o IEP com esta formação apresenta as novas regras técnicas para execução de instalação elétrica para carregamento de veículos elétricos.
A formação destina-se a Técnicos responsáveis pela execução; exploração e projeto de instalações elétricas de serviço particular do tipo C, engenheiros eletrotécnicos; eletricistas e outros interessados. O objetivo é o de que, no final da formação, os formados sejam capazes de:
• Adquirir ou consolidar conhecimentos sobre as regras técnicas das instalações elétricas de alimentação para carregamento de veículos elétricos.
• Identificar as regras técnicas para execução de carregamento de veículos elétricos;
• Aplicar a legislação em vigor.
Programa
Data: 14 de março de 2024
Horário: das 9h às 13 horas
Local: Formação ministrada à distância (on-line), através da plataforma ZOOM
Custo: 115 euros + IVA
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal