Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estádio desportivo português ganha um prémio com o aquecimento gratuito das bombas de calor Trane Rental

Trane28/02/2024
A simulação da TCPA demonstrou que o novo sistema poderia permitir poupanças de energia até 120.000 euros, incluindo 670 kW de aquecimento gratuito.
Imagen

Desafio

Um prestigiado estádio desportivo em Portugal procurava substituir as suas caldeiras envelhecidas e frequentemente avariadas por uma solução mais fiável e sustentável que oferecesse eficiência energética e aquecimento gratuito. O estádio é a casa de um dos principais clubes de futebol de Portugal e situa-se no coração de um grande centro comercial que inclui lojas, restaurantes, um cinema, health club, spa, escritórios e centro de dados.

É necessário um arrefecimento e aquecimento confortáveis em todo o centro, incluindo o aquecimento da piscina do health club e o arrefecimento do centro de dados das instalações. O cliente também exigiu que o sistema produzisse água quente a 80°C. A prioridade do cliente é garantir que o estádio seja servido por um sistema robusto e fiável que forneça aquecimento gratuito e reduza a dependência de combustíveis fósseis.

Solução

As quatro caldeiras existentes no estádio têm uma capacidade total de 1500 kW. A equipa local dos Serviços de Aluguer Trane efetuou um levantamento exaustivo do local utilizando a ferramenta de avaliação do software Trane Chiller Plant Analyser (TCPA). Determinaram que a capacidade necessária com equipamento Trane poderia ser alcançada utilizando duas bombas de calor RTSF 100. Estas forneceriam capacidade de arrefecimento e potência de aquecimento e poderiam ser facilmente ligadas ao circuito de aquecimento e arrefecimento do estádio.

Uma das especificidades da instalação do estádio é a necessidade de água fria e quente em simultâneo - por isso, enquanto as bombas de calor estão a produzir 420 kW de água de refrigeração, também são capazes de fornecer 670 kW de água quente gratuita.

A RTSF100 foi concebida para fornecer água muito quente em todas as condições através de um amplo mapa de funcionamento, com a escolha certa de fluido frigorigéneo - o R1234ze tem um GWP quase nulo.

A simulação da TCPA demonstrou que o novo sistema poderia permitir poupanças de energia até 120 000 euros, incluindo 670 kW de aquecimento gratuito.

Resultados

O cliente está a experimentar o aluguer primeiro para determinar as suas necessidades exatas de aquecimento e refrigeração antes de efetuar uma despesa de capital. A abordagem “experimente antes de comprar” já demonstrou que, a longo prazo, o cliente poderá substituir as suas quatro caldeiras atuais por apenas três bombas de calor Trane, uma das quais servirá de reserva.

Destaque do projeto

Localização: Portugal

Aplicação no mercado: Eventos: Estádio desportivo

Necessidade do cliente: Teste antes de comprar uma bomba de calor energeticamente eficiente e uma solução de aquecimento gratuita

Produtos instalados:

- 2 x bomba de calor água-água City™ RTSF 100

- Temperatura da água quente: 80°C

- Função de poupança de energia: Aquecimento livre

Produtos em destaque

Nome do produto: City™ RTSF Bomba de calor água-água RTSF

Num relance:

  • Taxa de fiabilidade de 99,5% com tecnologia de compressor de parafuso e Adaptativo Frequency™ Accionamento como padrão
  • Totalmente optimizado para HFO R1234ze (<1 GWP). Disponível com R515B como alternativa
  • Carga de refrigerante minimizada com permutadores de calor de placas de aço inoxidável

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial