Segundo a APSEI, Associação Portuguesa de Segurança, e organizadora daquela que é a principal conferência de segurança do país, a PROTEGER, “Nos últimos anos, tem-se vindo a registar uma revolução na área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e da Segurança contra Incêndios, com a introdução da realidade virtual como ferramenta inovadora para formação e prevenção”.
Precisamente um dos temas que será abordado na PROTEGER 2024, que decorre já nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Congressos do Estoril.
Alena Lochmannová, da Faculty of Health Care Studies | XR Institute, estará presente na PROTEGER 2024 para apresentar o tema “The use of virtual reality for occupational safety and fire protection: project presentations and current challenges”.
“A realidade virtual oferece uma experiência de formação imersiva e interativa que simula ambientes de trabalho realistas, permitindo que os colaboradores vivenciem cenários de risco sem qualquer perigo real. Essa abordagem inovadora tem o potencial de revolucionar a forma como as organizações abordam a formação. A realidade virtual não é apenas uma ferramenta de formação, é uma mudança de paradigma na abordagem da SST e da Segurança contra Incêndios. Ao integrar tecnologias emergentes, estamos a construir um futuro onde a segurança no local de trabalho é redefinida e onde a prevenção é a palavra de ordem” afirma representante da Associação Portuguesa de Segurança.
A especialista internacional irá abordar todas as vantagens identificadas com a introdução da realidade virtual, demonstrando que é possível simular com precisão ambientes de trabalho específicos, proporcionando formação prática em situações de risco, como emergências médicas, incêndios ou manuseamento de substâncias perigosas.
Trabalhar em Segurança na Era Digital, Controlo de Fumo – Exigências e Aplicação na SCIE e Proteção Passiva: Mitigação de Incêndios desde a Fase de Projeto são alguns dos temas que vão ser abordados na conferência.
As inscrições para a participação na conferência são gratuitas para associados APSEI e estudantes e têm um custo de 20 euros para não associados. A participação nos workhsops tem um custo que vai dos 20 euros (para associados APSEI) a 40 euros para não associados.
Mais informações no site da conferência.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal