Em conformidade com o artigo 30.º, n.º 7, da Diretiva Eficiência Energética reformulada (UE/2023/1791), a Coligação Europeia para o Financiamento da Eficiência Energética é criada para estabelecer um quadro de cooperação entre as instituições financeiras, os Estados-Membros da UE e a Comissão.
O objetivo da Coligação é criar um ambiente de mercado favorável aos investimentos em eficiência energética e facilitar a mobilização de financiamento privado para apoiar os objetivos energéticos e climáticos da UE para 2030 e 2050. O seu trabalho inclui facilitar a implementação de instrumentos e regimes financeiros de eficiência energética no âmbito dos programas de financiamento da UE e promover que estes programas incentivem ou facilitem o aumento do investimento privado em projetos de eficiência energética.
A Coligação alinhará o seu trabalho com a ambição da Diretiva Eficiência Energética e da Diretiva Desempenho Energético dos Edifícios, ajudando assim os países da UE a aplicar estas diretivas a nível nacional.
O lançamento oficial da Coligação terá lugar no dia 22 de abril, das 09:30 às 12:30 (CEST) – das 08:30 às 11:30 em Portugal. O evento terá início com um discurso de boas-vindas de Ditte Juul Jørgensen, diretora-geral da Energia. Seguir-se-ão os discursos de Kadri Simson, comissário responsável pela Energia; Philippe Henry, vice-presidente do Governo da Região da Valónia e ministro do Clima, da Energia, das Infraestruturas e da Mobilidade; Thomas Östros, vice-presidente do BEI; e Niels Fuglsang, deputado do Parlamento Europeu.
O evento prosseguirá com um painel moderado por Ditte Juul Jørgensen e que contará com a participação de György Matolcsy, governador do Banco Central da Hungria; Eelco Dubbeling, presidente do Comité Executivo da Federação Bancária Europeia; Alexandra Jour-Schroeder, diretora-geral Adjunta da DG FISMA; Bertrand Piccard, presidente da Fundação Solar Impulse; e Eric Usher, diretor da UNEP FI.
O evento de lançamento será concluído com um painel de representantes de instituições financeiras, incluindo instituições de crédito privadas, bancos de fomento nacionais e gestores de ativos.
O evento será encerrado por Paula Pinho, diretora de Transição Justa, Consumidores, Eficiência Energética e Inovação da DG ENER.
Nota: é possível assitir ao evento em modo streamimg.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal