É indispensável uma forte aposta na qualificação dos profissionais e a consciencialização da sociedade, para implementar a transição energética e alcançar a sustentabilidade do planeta.
A Academia ADENE está orientada para o reforço de competências e qualificação de profissionais nas áreas da certificação energética de edifícios, eficiência energética, energias renováveis, eficiência hídrica, mobilidade eficiente e certificação sustentável. Os cursos promovidos são direcionados a diversos técnicos do setor, nomeadamente engenheiros, engenheiros técnicos, arquitetos, técnicos, gestores e outros interessados em adquirir ou reforçar conhecimentos e novas competências.
Na área dos edifícios, destaca-se a formação de técnicos altamente qualificados nas áreas da certificação energética, auditorias energéticas, reabilitação de edifícios, sistemas de automação e controlo de edifícios, ventilação, entre outros.
Na energia renovável, a formação em sistemas fotovoltaicos representa atualmente uma das áreas com maior procura do mercado, potenciando assim a produção de energia descentralizada.
No âmbito da gestão de energia, muitas empresas têm disponibilizado o curso ISO 50001 aos seus colaboradores, com o objetivo de qualificar auditores em sistemas de gestão de energia.
A Academia ADENE disponibiliza também formações com reconhecimento internacional, como é o caso do curso de Verificação e Medição (CMVP), Factores Ambientais, Sociais e da Governança (ESG) e certificação em construção sustentável - LEED. Ainda na área da formação internacional, foi recentemente assinado um protocolo com a associação americana Association of Energy Engineers (AEE), com o objetivo de disponibilizar aos profissionais portugueses novos cursos de formação com certificação internacional nas áreas da gestão de energia, eficiência energética e hídrica, energias renováveis, sustentabilidade, entre outras.
Em março de 2024 foi lançado um novo curso de Inspeção a Sistemas de Aquecimento e Arrefecimento em Edifícios. Este curso confere conhecimentos que suportam o desempenho das funções de Técnico de Inspeção de Sistemas Técnicos (TIS), que é o responsável por realizar as inspeções previstas no artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro. Os conteúdos são focados na inspeção visual, na avaliação da eficiência energética real e na elaboração do relatório de inspeção e recomendações para a melhoria do desempenho energético dos sistemas técnicos.
Estes profissionais são engenheiros, com experiência mínima de 3 anos, que atuam no âmbito do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE). A inspeção de sistemas técnicos representa uma oportunidade importante para explorar o elevado potencial de melhoria da eficiência energética real das instalações de AVAC.
Neste contexto importa destacar que é indispensável uma forte aposta na qualificação dos profissionais e a consciencialização da sociedade, para implementar a transição energética e alcançar a sustentabilidade do planeta.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal